A ESCOLA PÚBLICA E SUAS FAGULHAS INSTITUINTES

Auteurs

  • Carolina Brito
  • Célia Linhares
  • Marina Praça

##plugins.pubIds.doi.readerDisplayName##:

https://doi.org/10.22409/revistaleph.v0i20.38990

Résumé

 

Este artigo vai na contramão de um discurso que só ressalta as negações da Escola Pública; um discurso que facilita e que confirma negligências e indiferenças que as instituições públicas vêm sofrendo e, com isso, debilitam os empenhos de uma reinvenção delas. Nessa direção, pesquisamos as fagulhas que alimentam os movimentos instituintes na escola e que confluem com os sonhos de dignificação dos saberes escolares como contribuição viva a uma democracia em que todos e todas possamos participar de forma pensante, sensível, includente e solidária. 


Palavras-chave: Escola; movimentos instituintes; saberes escolares;
democracia.

Abstract
This article goes against a discourse that emphasizes only the denials Public School, a speech that facilitates and confirming negligence and indifference that public institutions are suffering and thereby weaken the endeavors of a reinvention of them. In this direction, we investigate the sparks feeding movements in instituting school and that converge with dreams of dignifying of school knowledge as a contribution to a living democracy in which everyone can participate thoughtful, sensitive, inclusive and supportive.


Keywords: School; instituting movements; school knowledge; democracy.

##plugins.generic.usageStats.downloads##

##plugins.generic.usageStats.noStats##

##submission.downloads##

Publiée

2013-12-01

##plugins.generic.recommendBySimilarity.heading##

<< < 1 2 3 4 5 > >> 

##plugins.generic.recommendBySimilarity.advancedSearchIntro##