The controversy of spontaneous generation in Biology textbooks from Fleck's viewpoint

Authors

DOI:

https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692

Keywords:

spontaneous generation, textbooks, historiography

Abstract

The present research sought the analysis of the history of spontaneous generation through the fleckian lens in textbooks. Excerpts from 10 PNLD / PNLEM (2017) textbooks were selected, in which a discursive textual analysis was carried out. Through this, elements were found that went against the epistemological reflections left by Fleck (2010), portraying a science predominantly absent from historical, social and cultural aspects, which lead to the distortion of the historiography of this micro-centenary. The absence of these elements leads to a rigid, linear, hand-science. In addition, a more complete approach to historiography may make classes more stimulating and reflective, developing critical thinking in the student and contributing to a greater understanding of scientific content.

Downloads

Download data is not yet available.

Author Biographies

Fernanda Peres Ramos, Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil

Bióloga e Pedagoga. Pós-graduada em Educação Especial. Realizou seu mestrado, doutorado e pós doutorado em Educação para a Ciência e a Matemática (Uem/Uel). Professora associada na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Atua como professora permanente no Programa de Mestrado Nacional Profissional em Ensino de Física - pólo UTFPR e no Programa de Mestrado em Ensino de Ciências Humanas, Sociais e da Natureza- câmpus Campo Mourão. Realiza pesquisas nas seguintes linhas: História, Filosofia e Sociologia da Ciência/Biologia; Análise do Discurso; Alfabetização Científica; Popularização da Ciência; Formação Inicial e Continuada de Professores para o Ensino de Biologia; Intervenção Precoce a partir de Abordagens Naturalistas em sala de aula; Alfabetização Inicial em uma perspectiva inclusiva;

Marcos Cesar Danhoni Neves, Universidade Estadual de Maringá

Professor Colaborador do Depto de Física - DFI/UEM EM 1989; Professor Efetivo do DFI/UEM desde 1990. Professor Titular concursado desde 2001. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Tecnologia(UTFPR/PG), de Educação para a Ciência e a Matemática (PCM/UEM), de Ensino de Ciências e Educação Matemática (PPEGECEM/UEPG). Foi Professor-convidado do Programa Internacional de Master in Science (BUAP-Puebla-Mexico/INSA-Lyon-França/UTFPR-PG) para a cátedra Intercultural Education. Divulgador e Educador em Ciência. Graduado em Física pela Universidade Estadual de Maringá (1983), Mestre em Física pela Universidade Estadual de Campinas (1986), Doutorando com créditos completos de doutoramento no IFGW-UNICAMP (1987-1990) e Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (1991). Especialista em Educação e Divulgação Científica pelo MASHAV-Jerusalém (Israel - 1991/92). Realizou estágio de pós-doutoramento no Laboratorio di Didattica delle Scienze e Dottorato di Ricercha no Dipartimento di Fisica da Università degli Studi di Roma La Sapienza, Itália (1995/96). Tem um segundo pós-doutorado na Faculdade de Ciências- Programa de Pós-Graduação em Educação para a Ciência - UNESP/Bauru. Atualmente desenvolve trabalhos junto ao MUSEO GALILEO (Florença). Foi bolsista do Istituto Italo-Latino Americano (Roma-Itália), Ministero degli Affari Esteri (Roma-Itália), Ministério de Assutos Externos-MASHAV (Jerusalém-Israel), Warburg Institute (University College of London - Inglaterra) e Istitulo per gli Studi Filosofici - Nápoles (Itália). Realizou pesquisas e estudos de pós-doutorado no MUSEO GALILEO, em Florença, Itália. Tradutor do Processo de Giordano Bruno e da correspondência completa entre Cigoli e Galileo. Coordenou inúmeros projetos envolvendo as agências FINEP, CNPq, CAPES e ARAUCÁRIA (SPEC, PROCIÊNCIAS, PROIN, MUSEUS DE CIÊNCIA, SNCT, OBSERVATORIO DA EDUCAÇÃO). Tem experiência na área de Educação e Divulgação Científica, Alfabetização Científica, Linguagem Verbo-Visual aplicada à Divulgação da Ciência, Relação Arte-Ciência, História com ênfase em História e Epistemologia das Ciências. Foi Secretário da SBPC-PR entre 2004 e 2009. Atua como docente no curso de Licenciatura em Artes Visuais (disciplina DIALOGOS INTERDISCIPLINARES ARTE-CIÊNCIA) e Música (ACÚSTICA). Realizou todas as edições da SEMANA NACIONAL DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA (CNPq/MCT, SBPC). Coordena o Planetário CIRCUS STELLARIUM. Coordena o Programa de Mestrado e Doutorado Acadêmico em Educação para a Ciência. Coordena o Workshop Paranaense de Arte-Ciência e os International Meeting on Art-Science desde 2009. Coordenou a Mostra Os 400 Anos da Invenção do Telescópio e seus Desdobramentos na Arte. Participa do PNLD desde 2007 (Plano Nacional do Livro Didático). Participou e Coordenou a Avaliação do Ensino Fundamental e Médio do Estado do Paraná (AVA-2000). Participa de avaliações/acompanhamento de Programas de Pós-Graduação stricto sensu na área de Ensino de Ciências. Foi Diretor de Cultura da Universidade Estadual de Maringá de 2009 a 2010. Ganhador dos PRÊMIOS PARANAENSE DE CIÊNCIA E TECNOLOGIA: 24a. edição, 2010 (extensionista em CIÊNCIAS HUMANAS) e 32a. edição, 2019 (extensionista em CIÊNCIAS EXATAS). Coordena o website/Blog sobre a Pandemia COVID-19 - CORONEWS BRAZIL: coronewsbrazil.blogspot.com . Coordena o Projeto PARQUE DA CIÊNCIA (Praça do Céu e Planetário - financiamento CNPq).

Angélica Lara Pereira da Silva , Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, PR, Brasil

Acadêmica do curso de Engenharia Ambiental

References

FLECK, Ludwik. Gênese e desenvolvimento de um fato científico. Belo Horizonte: Fabrefavctum, 2010.

MARTINS, Lilian Al-Chueyr Pereira. Aristóteles e a geração espontânea. Cad. Hist. Fil. Ci., Campinas, série 2 , 2(2): 213-237, jul-dez, 1990. Disponível em: https://www.ghtc.usp.br/server/pdf/lacpm-02.pdf Acesso em: Acesso em: 14 mar. 2023

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. Ijuí: UNIJUÍ, 2007.

ROSTAND, Jean. La genèse de la vie. Paris: Librairie Hachette, 1943.

RAMOS, Fernanda Peres; NEVES, Marcos Cesar Danhoni. A construção de um fato científico: Um olhar fleckiano sobre a controvérsia da geração espontânea. In: NEVES, Marcos Cesar Danhoni; NEVES, Fernanda Peres Ramos; SILVA, Josie Agatha Parrilha da (Org.). O Labirinto do Conhecimento Reflexões sobre a Ciência e seu Ensino. Maringá: Lcv Edições, 2019. p. 307-340.

SCHÄFER, Lothar.; SCHNELLE, Thomas. Fundamentação da perspectiva sociológica de Ludwik Fleck. In: FLECK, Ludwik. Gênese e Desenvolvimento de um Fato Científico. Belo Horizonte. Editora: Fabrefactum. 2010. p. 9-42.

Published

2023-08-28

How to Cite

Ramos, F. P., Neves, M. C. D., & Silva , A. L. P. da. (2023). The controversy of spontaneous generation in Biology textbooks from Fleck’s viewpoint. Teaching, Health and Environment, 16, Publicado em 28/08/2023. https://doi.org/10.22409/resa2023.v16i.a50692

Issue

Section

Articles

Most read articles by the same author(s)

1 2 > >>