Educação Ambiental: Insurgências, Re-existências e Esperanças

Número Especial ESA 2020. 

É com imensa alegria que anunciamos a publicação do Dossiê Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências e Esperanças na revista Ensino, Saúde e Ambiente. Que essa leitura possa inspirar cada um de nós na luta pela construção de um novo mundo, onde possa existir e re-existir todas as formas vida. Tratamos a Esperança como sendo a afirmação da vida, um sopro de ar fresco neste momento de asfixia de um sistema necropolítico genocida e racista que ataca o direito de respirar, ser e de existir. Nutridos pela “indignAÇÃO”, promovemos uma insurgência de conhecimentos, de re-existências que inspiram novos caminhos para a Educação Ambiental.

INNY ACCIOLY , BÁRBARA PELACANI E CELSO SÁNCHEZ

Editores do Dossiê Temático

Publicado: 2020-06-04

Artigos

  • EDITORIAL Educação Ambiental: Insurgências, Re-Existências E Esperanças

    CELSO SÁNCHEZ, Bárbara Pelacani, Inny Accioly
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43012
  • Há Rota de Fuga para Alguns, ou Somos Todos Vulneráveis? A Radicalidade da Crise e a Educação Ambiental

    Mauro Guimarães, Pablo Ángel Meira Cartea
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40331
  • Manifesto por uma Educação Ambiental Indisciplinada

    Philippe Pomier Pomier Layrargues
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40204
  • A noção de desenvolvimento como eixo estruturante para a reflexão sobre temáticas socioambientais: contribuições de três campos de conhecimento

    Tatiana Galieta
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40215
  • Dominação e Resistências na África Subsaariana: Os Ataques aos Direitos ao Conhecimento e à Vida na Agenda do Desenvolvimento

    Inny Bello Accioly
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40218
  • Contribuições teórico-metodológicas para a educação ambiental com povos tradicionais

    Carlos Frederico Bernardo Loureiro
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40188
  • Re-existências e Esperanças: Perspectivas decoloniais para se pensar uma Educação Ambiental Quilombola

    André Carneiro Melo, Marco Antonio Leandro Barzano
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40221
  • Brisas, Ardências e Sonhos de Pescadores da Galícia - Espanha

    Giseli Dalla Nora, Michèle Sato
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40234
  • O que os Movimentos de Mulheres e os Ecofeminismos do Sul nos ensinam? Apontamentos para a Educação Ambiental de Base Comunitária

    Carolina Alves Gomes Oliveira, Luz Ángela Prada Rojas, Katiuska Andrea Fonseca Prada, Stephanie Di Chiara Salgado
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40225
  • Educação Ambiental E Direitos Humanos: uma abordagem a partir dos conflitos socioambientais no currículo de Ciências e Biologia

    Natalia Tavares Rios
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43016
  • A Branquitude e a Cisgeneridade problematizadas na formação de professoras(es) de Ciências e Biologia: Uma proposta decolonial no estágio supervisionado

    Yonier Orozco Marin, Pâmela Vieira Nunes, Suzani Cassiani
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43025
  • Eventos Comunicativos de Esperanza en el Contexto de Educación Ambiental en la Formación Inicial de Profesores en Colombia.

    Maria Angélica Mejía- Cáceres, Laísa Maria Freire
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40224
  • Coletivos Estudantis como Vanguarda Ambientalista: uma análise sobre o Recanto na Universidade Federal Fluminense

    Paolo de Castro Martins Massoni
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40237
  • A monocultura de Eucalipto no município de Lima Duarte (MG): Educabilidades Insurgentes a partir da Educação do Campo

    Michele Alice da Silva, Angélica Cosenza
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40195
  • Festa, Disputa territorial, Reexistência e Educação Ambiental desde el Sur: Um estudo de caso da Gran Marcha Carnaval de Tolima, Colômbia.

    Marcelo Aranda Stortti, Glória Marcela Flórez Espinosa, Renzo Alexander Garcia
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40589
  • Desvelamento da percepção dos catadores de material reciclável: possibilidades à resistência

    Rafael Cardoso da Silva, Fatima Elizabeti Marcomin
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40189
  • Las luchas que educan: La Educación Ambiental de Base Comunitaria y las Consultas Populares en el conflicto minerio en Colombia

    Bárbara Pelacani, Renzo Alexander García Parra, Jorge Mario Vera Rodríguez, CELSO SÁNCHEZ
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43013
  • Educação Ambiental, Práticas e Políticas Curriculares na Graduação: Narrativas sobre Projetos Acadêmicos.

    Luiza Rodrigues de Oliveira, Maylta Brandão dos Anjos, Rose Mary Latini, Maria Bernadete Pinto dos Santos
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a42270
  • Escola, relações de dominação e experiências emancipatórias: o caso do Colégio Municipal de Pescadores de Macaé

    Clarissa de Almeida Aguiar Ribeiro, Marcelo de Abreu Maciel
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a40247
  • Justicia Ambiental, Capitaloceno y Cambio Climático en Brasil y Colombia. Reflexión crítica

    João Marcelo Quintiliano Ramos, Iván Darío Loaiza Campiño
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43020
  • Aprender com as resistências, insistir com as esperanças: de uma herança colonial à construção da utopia

    Barbara Fortes Campos, Patricia Magalhães Bevilaqua, CELSO SÁNCHEZ
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2020.v0i0.a43030