Uma proposta de sequência didática: resgatando conceitos sobre medição
DOI:
https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42224Palabras clave:
sequência didática, tecnologia digital da informação e comunicação, medição, físicaResumen
Este trabalho teve por objetivo identificar os conhecimentos prévios dos ingressantes de um curso de Engenharia de uma Universidade Pública do interior do Paraná, provenientes de diversos Estados do País. A partir de tais dados buscou-se trabalhar lacunas de formação. Para tanto, foi utilizada atividades mediadas para despertar a criatividade e a autonomia dos acadêmicos na resolução de questões de medições durante a disciplina de Física 1, com o intuito de potencializar o processo de ensino-aprendizagem deste conteúdo, uma vez que este seja pré-requisito para a compreensão dos demais conteúdos programáticos. Foram utilizadas Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação (TDIC) através de Aplicativos e Softwares, Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) e experimentos no laboratório de Física. Tais ações compuseram uma Sequência Didática (SD), por meio da qual os dados foram coletados. Nesse processo foi utilizado para a análise relatórios, questionários e diário de bordo do professor. Com os dados analisados, foi possível verificar que os acadêmicos apresentavam dificuldades em relacionar a Física com o cotidiano, de modo a não identificarem viverem em um mundo metrificado; que apresentavam muita habilidade na manipulação dos aplicativos os quais puderam conhecer durante a SD; que possuíam pouca informação quanto às possibilidades de ensino que podem ser realizadas com o Smartphone. Os resultados apontam ainda sobre a importância de uma abordagem teórica e experimental deste conteúdo no ensino médio. Assim, a SD pode resgatar os conceitos sobre medição de forma materializada e lúdica colaborando com o processo de ensino-aprendizagem, bem como explorar com os discentes alguns aplicativos úteis no curso de Engenharia Civil.Descargas
Citas
ARAÚJO, Ives Solano.; MAZUR, Eric. Instrução pelos colegas e ensino sob medida: uma proposta para o engajamento dos alunos no processo de ensino aprendizagem de Física. Cad. Bras. Ens. Fís., v.30, n. 2: p. 362-384, ago. 2013. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2013v30n2p362
BATISTA, Débora Regina da Rocha; FUSINATO, Poliana; BATISTA, Michel (Org.). Sequência Didática como possibilidade para um trabalho interdisciplinar. In: ______. Sequências Didáticas: Contribuições para o Ensino de Ciências e Matemática. Maringá: Massoni, 2019. p. 19-26.
BAZZO, Walter; PEREIRA, Luis. Introdução à engenharia: conceitos, ferramentas e comportamentos. Florianopolis: Ed. da UFSC, 2006.
BIPM. The International System of Units. France, 2018. Disponível em: https://www.bipm.org/en/measurement-units/> Acesso em: 29 mar. 2020.
BRANDI, Humberto. Um Passeio no Tempo com as Medições: do Cúbito ao Metro. In: COSTA -;FELIX, Rodrigo; BERNARDES, Américo (orgs) Metrologia: volume 1: fundamentos. Rio de Janeiro: Brasport, 2017.
CARDARELLI, François. Encyclopaedia of Scientific Units, Weightsand Measures: Their SI Equivalences and Origins. Springer-Verlag, 3.ed. London, 2003.
COELHO, Patrícia Margarida Farias. Os nativos digitais e as novas competências tecnológicas. Texto Livre, Belo Horizonte-MG, v.5, n. 2, p.88-95, 2012.
FERNANDES, Wilson. A metrologia como elemento básico para a qualidade. Dissertação (Dissertação em Engenharia de Produção) – UNIP. São Paulo. 2010. Disponível em https://repositorio.unip.br/dissertacoes-teses-programa-de-pos-graduacao-stricto-sensu-em-engenharia-de-producao/a-metrologia-como-elemento-basico-para-a-qualidade/ Acesso em: 29 mar. 2020
FONTES, Adriana da Silva; RAMOS, Fernanda; DEIMLING, Cesar. Materialização de questões relacionadas a Centro de Massa: uma atividade aplicada a licenciandos. R. bras. Fís. Tecnol. apl., v. 4, n. 1, p. 52-71, mai./jun. 2017. Disponível em: file:///C:/Users/X/Downloads/5664-25023-1-PB.pdf Acesso em: 29 mar. 2020
FONTES, Adriana Silva; BATISTA, Michel; SCHWERZ, Roseli; RAMOS, Fernanda. A utilização do smartphone como recurso didático no ensino de Física –Uma possibilidade de inclusão. Revista Formação@Docente - Belo Horizonte - V. 11, N. 2, julho/dezembro 2019. Disponível em: https://www.metodista.br/revistas-izabela/index.php/fdc/article/viewFile/1961/1081 Acesso em: 29 mar. 2020
FRANCO, Donizete Lima. A importância da sequência didática como métodologia no ensino da disciplina de Física moderna no ensino médio.Revista Triângulo, v.11, n.1, p.151-162, 2018. https://doi.org/10.18554/rt.v0i0.2664
FROTA, Maurício; FINKELSTEIN, Ludwik. Educação em Metrologia e Instrumentação: Demanda Qualificada no Ensino das Engenharias. Revista de Ensino de Engenharia, v. 25, n. 1, p. 49-65, 2006. http://dx.doi.org/10.15552/2236-0158/abenge.v25n1p49-65
GERVÁZIO, Suemilton. Nunes. Materiais concretos e manipulativos: uma alternativa para simplificar o processo de ensino/aprendizagem da matemática e incentivar à pesquisa. Revista Eletrônica Paulista de Matemática, v. 9, p. 42-55, jul. 2017. http://dx.doi.org/10.21167/cqdvol9201723169664sng4255
GIL, Antonio. Métodos e técnicas de pesquisa social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALTER, Jearl. Fundamentos de Física, volume 1: mecânica. Tradução Ronaldo Sergio de Biasi. -8ª. ed.-Rio de Janeiro: LTC, 2008.
KIELT, Everton; SILVA, Sani da; MIQUELIN, Awdry. Implementação de um aplicativo para smartphones como sistema de votação em aulas de Física com Peer Instruction. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.39, n.4, p. e4405-1- e4405-8, 2017. http://dx.doi.org/10.1590/1806-9126-rbef-2017-0091
MOREIRA, Marco Antonio Teorias de Aprendizagem. – 2. Ed. Ampl. – [Reimpr.]. – São Paulo; E. P. U., 2015.
PELIZZARI, Adriana.; KRIEGL, Maria de Lurdes; BARON, Márcia; FINCK, Nelcy.; DOROCINSKI, Solange. Teoria da aprendizagem significativa segundo Ausubel. Rev. PEC, Curitiba, v.2, n.1, p.37-42, jul. 2001-jul. 2002. Disponível em: http://portaldoprofessor.mec.gov.br/storage/materiais/0000012381.pdf Acesso em: 29 mar. 2020
SERWAY, Raymond A. /JEWETT Jr, John W. Princípios de Física. Mecânica Clássica e Relatividade. Volume 1. Tradução: EZ2 Translate. São Paulo: Cengage Learning, p.9, 2014.
SILVA NETO, João Cirilo. Contribuições da metrologia em cursos de engenharia. In: Congresso Brasileiro de Educação em Engenharia, XXXIX, 2011, Blumenau/SC. Anais. Blumenau/SC: FURB, 2011. Disponível em: http://www.abenge.org.br/cobenge/legado/arquivos/8/sessoestec/art1637.pdf Acesso em: 29 mar. 2020
TIPLER, Paul.; MOSCA, Gene. Física para cientistas e engenheiros, v.1; Mecânica, Oscilações e Ondas, termodinâmica. Tradução Fernando Ribeiro da Silva, Gisele Maria Ribeiro. – Rio de Janeiro: LTC, 2009.
TREESE, Steven. History and Measurement of the Base and Derived Units. Springer International Publishing AG, part of Springer Nature, 2018.
VIEIRA, Leonardo Pereira; LARA, Vitor de Oliveira Moraes; AMARAL Dayanne Fernandes. Demonstração da lei do inverso do quadrado com o auxílio de um tablet/smartphone. Revista Brasileira de Ensino de Física, v.36, n.3, p.3505-1 – 3505-3, 2014. https://doi.org/10.1590/S1806-11172014000300017
VILLATORRE, Aparecida Magalhães; HIGA, Ivanilda; TYCHANOWICZ, Silmara Denise. Didática e avaliação em Física. Curitiba: IBPEX, 2008.
WALLARD, A. Metrology Principles and Organization. In: Springer Handbook of Metrology and Testing. Horst Czichos, Tetsuya Saito, Leslie Smith (Eds.). Springer-Verlag Berlin Heidelberg, 2011.
ZABALA, Antoni., A prática educativa: como ensinar. Trad. Ernani F. da Rosa – Porto Alegre: ArtMed, 1998, p.18.
##submission.downloads##
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2023 Ensino, Saude e Ambiente
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Os autores que publicam nesta Revista concordam com os seguintes termos:
1. Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito da primeira publicação.
2. Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicado nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e da publicação inicial nesta revista.