Sobre a Revista

REVISTA SEMESTRAL - MARÇO / SETEMBRO - ISSN 2237-1508

PRAGMATIZES  - publicação do Programa de Pós-Graduação em Cultura e Territorialidades (PPCULT), em parceria com o Laboratório de Ações Culturais (LABAC), ambos vinculados ao Instituto de Arte e Comunicação Social (IACS). Destina-se à reflexão crítica no vasto campo dos estudos em cultura. Recebe artigos em fluxo contínuo e para dossiês temáticos.

Notícias

Chamada de artigos para integrar o Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

2025-04-29

Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

Organizadorxs: Carla Rabelo (UNILA), Leonardo Costa (UFBA), Renata Rocha (UFBA).

Observação geral: O dossiê integrará a edição de março de 2026, e o prazo para envio das colaborações é até 31 de outubro de 2025, através do site da revista http://periodicos.uff.br/pragmatizes/.

Destacamos que as normas editoriais do periódico indicam a necessidade dos artigos serem de autoria de pesquisadores doutores, ao menos um dos autores, e que todos os autores e coautores estejam cadastrados na plataforma https://orcid.org/, e que a identificação deve constar nos dados cadastrados na plataforma da revista.

As diretrizes para autores(as) encontram-se no seguinte link: https://periodicos.uff.br/pragmatizes/about/submissions.

Ementa do dossiê: A cultura assume uma extensa gama de formas de organização, e para além do criador/artista surgem profissionais dedicados especificamente à divulgação e à organização das atividades relativas ao percurso que separam as obras de seus públicos. O dossiê se dedica a reflexões em torno da formação em organização da cultura, recebendo trabalhos que se dediquem a temas como: Abordagens teórico-metodológicas sobre a formação em organização da cultura; Demandas e necessidades de formação, qualificação e aprimoramento profissional; Diagnósticos sobre formação em organização da cultura no Brasil e em outros países; Políticas públicas para formação e inserção dos profissionais da organização da cultura; Currículos, formatos e abordagens adotados em espaços de formação em organização da cultura existentes no Brasil e em outros países; Dados sobre o perfil dos ingressantes e de egressos nos cursos da área; Relatos de experiências de fóruns de debates, eventos acadêmicos e novos cursos dedicados à temática; Experiências extensionistas em Organização da Cultura e suas relações indissociáveis com pesquisa e ensino; Análises sobre inserção e ensino de componentes curriculares de Organização da Cultura; Diversidade, acessibilidade e inclusão na formação na área; Mercado de trabalho e os caminhos profissionais dos egressos.

Saiba mais sobre Chamada de artigos para integrar o Dossiê 30: Formação em Organização da Cultura

Edição Atual

v. 14 n. 27 (2024): Edição 27: inclui o dossiê "Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologias e enfoques pedagógicos"
					Visualizar v. 14 n. 27 (2024): Edição 27: inclui o dossiê "Educação Patrimonial na América Latina: temas, metodologias e enfoques pedagógicos"
Publicado: 2024-10-03

Edição completa

Capa, Corpo Editorial, Sumário, Editorial

Apresentação de Dossiê

Ver Todas as Edições