v. 15 n. 3 (2022)

Artigos

  • Análise da obra in hand – contribuições para a abordagem da doença de chagas e a educação em saúde

    Sheila Soares de Assis, Fernanda Pereira-Silva, Telma Temoteo dos Santos, Ana Isabelle Santana Baptista, Luciana Garzoni, Anunciata Sawada, Tania Araújo-Jorge
    405-422
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48772
  • A relação Meio Ambiente e Saúde através das concepções de estudantes e professores(as) dos anos finais do Ensino Fundamental

    Márcio da Mota Machado Filho, Maurício Cendón do Nascimento Ávila; Fernando Icaro Jorge Cunha; Edward Frederico Castro Pessano
    423-462
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48485
  • Educação ambiental em saúde: práticas extensionistas em comunidades tradicionais no entorno da Reserva Extrativista Acaú-Goiana

    João Paulo Gomes de Oliveira, Anselmo César Vasconcelos Bezerra
    463-479
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49509
  • Os filmes de animação como ferramenta para o ensino de Ciências: Uma experiência no âmbito da Iniciação à Docência

    Emanuelle Macedo, Nelane Marques, Rosigleyse Felix, Sandra Bastos
    480-502
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a51168
  • Genética Comparada Utilizando Três Marcadores de mtDNA em Populações de Aedes aegypti (Linnaeus) de Municípios do Estado de Mato Grosso, Brasil

    Sandra Mariotto, Mari Rose Oliveira Silva, Cristina Márcia de Menezes Butakka, Lenicy Lucas de Miranda Cerqueira, Rosina Djunko Miyazaki , Giovanna Campos Camolezi , Fabiana Aparecida Caldart Rodrigues
    503-523
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54219
  • Representações de Meio Ambiente em um Grupo de Docentes do IFMS

    Camila de Freitas Vieira, Glaucia Lima Vasconcelos, Icléia Albuquerque de Vargas, Suzete Castro Wiziack
    524-542
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a40668
  • Ética Ubuntu nas discussões sobre experimentação científica: colonialidade e (des)humanização no ensino de Química

    Roberto Dalmo Varallo Lima de Oliveira, Barbara Carine Soares Pinheiro, José Euzébio Simões Neto
    543-559
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42594
  • Conceito e percurso histórico da Educação em Saúde no Brasil

    Francisco Nunes de Sousa Moura, Raquel Crosara Maia Leite
    560-578
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47315
  • Uma proposta de sequência didática: resgatando conceitos sobre medição

    Adriana da Silva Fontes, Ana Claudia Sabino, Fernanda Peres Ramos, Lucas Toshitaka Yatsugafu Longo, Ronaldo Celso Viscovini
    579-603
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a42224
  • Processos formativos docentes na promoção da saúde na escola

    Tatiane Cristina Possel Greter Schwingel, Maria Cristina Pansera de Araújo
    604-625
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a46532
  • O poder do jaleco branco: reflexões sobre o poder simbólico dos profissionais de saúde nas práticas de ensino

    Edson Manoel dos Santos, Valéria Trigueiro Santos Adinolfi
    626-645
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47539
  • Elementos constitutivos de uma proposta pedagógica em projetos de educação ambiental

    Maria Odete da Rosa Pereira, Clara da Rosa, Lúcia Anello
    646-655
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a47392
  • Micromundo: uma Visão Educativa das Inteligências Múltiplas através de Estratégias Pedagógicas Aplicadas a Microbiologia no Ensino Superior

    Isadora Martins Pereira, Vinicius Carvalho Pereira, Itatiaia de Souza Sampaio, Francisca Robervânia Soares dos Santos, Paulo Roberto Honório de Souza, Lydia Dayanne Maia Pantoja, Germana Costa Paixão
    656-675
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48497
  • Avaliação da presença de indígenas no curso de medicina sob a ótica de indígenas discentes, não indígenas e docentes de uma universidade na Amazônia

    Daniel Santos Formento, Tássio João Cerqueira Ferreira, João Victor Moura Garcia, Eliene Rodrigues Putira Sacuena, Greice de Lemos Cardoso Costa, João Farias Guerreiro, Izaura Maria Vieira Cayres Vallinoto
    676-696
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48522
  • Formação De Professores/as De Ciências e Biologia e a Educação Ambiental: Uma Análise das Pesquisas Nos Anais dos EPEA

    Bruno Venancio, Angélica Cosenza
    697-716
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a48971
  • Afetividade e Concepções de Natureza para Estudantes do Ensino Médio

    Isabela Mayara dos Santos, Manoel Messias Santos Alves, Alice Alexandre Pagan
    717-737
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a49361
  • Atividades digitais durante a pandemia e suas repercussões para o ensino em saúde no Brasil

    Fernanda dos Santos Nascimento, Lucas Novais Barros, Manassés dos Santos Silva
    738-754
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54143
  • A pandemia do século XXI: um panorama do Brasil

    Givaldo Correa dos Santos Neto, Chaiana Cardim Santos, Thalia Veronica Lazo Campos, Juliana Stracieri, Gerson dos Santos Lisboa
    755-766
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54295
  • A Interdependência das Funções Psicológicas Superiores no Estudo das Informações Nutricionais

    Rosangela Siqueira Pinheiro de Goes, João Paulo Camargo de Lima, Alcides Goya
    767-789
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54386
  • Ensino do Tema Animais Peçonhentos na Educação Básica

    Fernanda Staub Zembruski, Alécio Ortiz, Ana Cristina Confortin, Junir Antônio Lutinski
    790-806
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54420
  • Representações sociais sobre a água: sentidos atribuídos por professores e alunos do ensino fundamental

    Michele Bortolai, Daisy de Brito Rezende
    807-831
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2022.v15i3.a54609