n. 35 (2020): CAMINHOS PARA A INCLUSÃO: INOVAÇÕES, INTERCULTURALIDADES E TECNOLOGIAS

Capa com fundo amarelo intenso e letras em azul escuro, no canto esquerdo o logo da revista com o ano 2020 e o número 35 da edição Ao lado do logo, centralizado, o nome do periódico: REVISTALEPH, em letras grandes.  Sob o nome, em letras menores a frase: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF Mais abaixo o ISSN: 1807 6211.  Abaixo, parte do título do dossiê da publicação centralizado: Caminhos para a Inclusão.  O restante do título encontra-se em um grande quadrado azul escuro que toma boa parte da capa, preenchido por letras brancas enfileiradas e dispostas de forma aleatória. Destacadas em vermelho, estão as palavras do restante do título:  Tecnologia, em diagonal Inovações, cruzando a palavra tecnologia na interseção com a letra o Interculturalidade na penúltima série de letras.  Abaixo do quadrado azul, no fundo amarelo, em letras azuis, centralizado, está o endereço:  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n Bloco D - Faculdade de Educação - sala 536.  Telefone: 55(21) 26202706  E-mail:aleph.ese@id.uff.br Instagran:@revistaleph Facebook: https//www.facebook.com/revistaleph

Descrição do conteúdo da Revista 

Damos início a essa conversa buscando, no passado, elementos para apresentarmos a proposta do presente dossiê: Caminhos para a inclusão: tecnologia, inovação e interculturalidade. [...] Basta abrirmos nossas escutas para as “palavras de ordem” que a juventude dos anos 60, levaram para as ruas - “Faça amor e repita!”, “Viver sem tempos mortos! ”, “amai-vos uns sobre os outros” – esta última fazendo alusão a processos moralizantes, que vão ao encontro de ideais dogmáticos colonizadores, que tentam oprimir e excluir aqueles que não se submetem a seus princípios fundamentalistas. [...] Se ora trazemos o passado à memória, é porque acreditamos que ele nos ajuda a criar outros enfrentamentos para as ameaças tecnocráticas que estão a serviço do capital e de uma cultura tecnológica distante da alteridade, uma cultura que enxerga apenas os cruzamentos de algoritmos. As questões aqui postas, dizem respeito a formas de criação e recriação de modos instituintes para pensar sentidos desterritorializados para palavras como inclusão, tecnologia, inovação e interculturalidade. [...] Quando terminamos de organizar o volume, percebemos que os autores propuseram a criação de fendas, brechas de luzes que permitem vislumbrar, mesmo em tempos tenebrosos, que há potenciais transformadores. Faróis que podem nos ajudar como guias para um mundo em que ser diferente é inerente a vida, as nossas maneiras de existir e de nos recriarmos como humanidade [...]

    Descrição da capa - para cego ver: Capa com fundo amarelo intenso e letras em azul escuro, no canto esquerdo o logo da revista com o ano 2020 e o número 35 da edição Ao lado do logo, centralizado, o nome do periódico: REVISTALEPH, em letras grandes.  Sob o nome, em letras menores a frase: Vinculada ao Programa de Pós-Graduação em Educação - UFF Mais abaixo o ISSN: 1807 6211.  Abaixo, parte do título do dossiê da publicação centralizado: Caminhos para a Inclusão.  O restante do título encontra-se em um grande quadrado azul escuro que toma boa parte da capa, preenchido por letras brancas enfileiradas e dispostas de forma aleatória. Destacadas em vermelho, estão as palavras do restante do título:  Tecnologia, em diagonal Inovações, cruzando a palavra tecnologia na interseção com a letra o Interculturalidade na penúltima série de letras.  Abaixo do quadrado azul, no fundo amarelo, em letras azuis, centralizado, está o endereço:  Rua Professor Marcos Waldemar de Freitas Reis, s/n Bloco D - Faculdade de Educação - sala 536.  Telefone: 55(21) 26202706  E-mail:aleph.ese@id.uff.br Instagran:@revistaleph Facebook: https//www.facebook.com/revistaleph
Publicado: 2021-04-02

Edição completa

Capa e Expediente

  • Capa e Ficha

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47898
    Revista Aleph
  • Equipe Editorial

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47899
    Revista Aleph

Avaliadores desse número

  • Avaliadores

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47900
    Revista Aleph

Orientações para o envio de artigos e Normas de Formatação

  • Orientações e normas

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47901
    Revista Aleph

Sumário

  • Sumário

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47902
    Revista Aleph

Editorial

  • Editorial

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47903
    Revista Aleph

Dossiê Temático

  • LA TRADICIÓN XHITA Y PEDAGOGÍA TRANSCULTURAL EN PERSPECTIVA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43352
    Nicanor Rebolledo, Olga Lidia Martínez Archundia, Gloria Ornelas Tavares (Autor)
  • LA ENSEÑANZA SUPERIOR NO APRENDE. UNA ESTRATEGIA PARA HACER UNIVERSAL A LA UNIVERSIDAD.

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45594
    Alicia Fernanda Sagüés Silva (Autor)
  • INOVAÇÃO PEDAGÓGICA, DOCÊNCIA UNIVERSITÁRIA E O ENSINO REMOTO EMERGENCIAL NA UNIVERSIDADE: O SABER DE EXPERIÊNCIA NA DOCÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.46219
    Adriana Campani, Navilta Veras do Nascimento, Rejane Maria Gomes da Silva (Autor)
  • A TRANSIÇÃO DO ENSINO PRESENCIAL PARA O ENSINO REMOTO À DISTÂNCIA EM MEIO AO COVID-19

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43413
    Sandra Cristina Morais de Souza, Jessiane Dayane Soares da Silva, Mariana de Araújo Cabral (Autor)
  • ACESSO E PERMANÊNCIA DE ESTUDANTES COM DEFICIÊNCIA NO ENSINO SUPERIOR: APONTAMENTOS DE PESQUISA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45570
    Izane Flexa, Carolline Septimio Septimio Limeira (Autor)
  • INGRESSO DE SURDOS ATRAVÉS DAS COTAS NO INSTITUTO DE QUÍMICA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO.

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45729
    Cristiana de Barcellos Passinato (Autor)
  • PROFESSORA OUVINTE NA EDUCAÇÃO DE SURDOS: DIÁLOGOS SOBRE HISTÓRIAS E BRINCADEIRAS NA EDUCAÇÃO INFANTIL

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45808
    Claudia Pimentel, Keissy Sibelly Morais Limite, Vivian Buenaga (Autor)
  • TURISMO ACESSÍVEL EM PORTO ALEGRE: MATERIAL INFORMATIVO EM COMUNICAÇÃO AUMENTATIVA E ALTERNATIVA

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45588
    Jeruza Santos Nobre, Kamila Lemes Soares, Eduardo Cardoso (Autor)
  • EM NOME DO OUTRO: REFLEXÕES SOBRE AS IDEIAS DE SKLIAR

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43923
    Simone Maia Guerra (Autor)
  • CAMINHOS LEGISLATIVOS E EDUCACIONAIS INCLUSIVOS PERCORRIDOS POR PESSOAS COM DEFICIÊNCIA NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.45697
    Tatiane Oliveira Santos Pereira Abreu (Autor)

Autores Convidados

  • CONTEXTOS DE FORMAÇÃO DOCENTE, PRÁTICAS PEDAGÓGICAS COTIDIANAS E INFÂNCIAS: UM CONVITE À COLETIVIDADE

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47904
    Perseu Silva (Autor)
  • QUANDO ME PERCEBI PROFESSORA: IDENTIDADE, SABERES E PROCESSOS FORMATIVOS

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47905
    Mônica dos Santos Toledo (Autor)
  • ARTE HUMANA - HUMANA ARTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47907
    Schirley P. França (Autor)
  • ENTRE LIMIARES E FRONTEIRAS: O FAZER PEDAGÓGICO EM MUSEUS

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47906
    Patrícia Braga do Desterro (Autor)

Experiências Instituintes

  • ESCOLA-UNIVERSIDADE: NARRATIVAS, FAZERES DOCENTES QUE APROXIMAM UNIVERSIDADE, ESCOLA E PROFESSOR – POR FORMAÇÕES HORIZONTAIS

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39771
    Jonathan Aguiar (Autor)
  • POR UMA GEOGRAFIA ESCOLAR COM AS CRIANÇAS

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.43415
    Bruno Muniz Figueiredo Costa (Autor)
  • REFLEXÕES SOBRE O DIÁLOGO SOCIAL NO PROCESSO DE IMPLANTAÇÃO DO CAMPUS IFRJ-NITERÓI

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.44262
    Ligia Scarpa Bensadon (Autor)

Pulsações e Questões Contemporâneas

  • FORMAÇÃO DE EDUCADORES PARA A ALFABETIZAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS: CONTRIBUIÇÕES DE UM PROJETO DE EXTENSÃO

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.42831
    Jaqueline Luzia da Silva (Autor)
  • CONSIDERAÇÕES PSICANALÍTICAS SOBRE O PROJETO DE LEI ESCOLA SEM PARTIDO

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.39727
    Marina Sodré, Carolina Dutra (Autor)

Homenagem

  • AO MEU AMADO MESTRE: PROFESSOR DOUTOR JORGE NAJJAR

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47896
    Leonardo Dias da Fonseca (Autor)
  • AO MEU MESTRE PROF JORGE NAJJAR

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47895
    Solange Santiago Ferreira (Autor)
  • MEU MESTRE E EU

    DOI: https://doi.org/10.22409/revistaleph.vi35.47897
    Marcelo Mocarzel (Autor)