Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Declaração de Privacidade
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Corpo Editorial
Ficha Catalográfica
Contato
Submissão
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Notícias
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44
Publicado:
2023-04-13
Edição completa
PDF
HTML
Expediente
Expediente
- - (Autor)
PDF
HTML
Editorial
A ESPERANÇA NOS VIVIFICA PARA A LUTA: APÓS A VITÓRIA DE LULA NAS URNAS, DERROTAR O PROJETO NEFASTO DA EXTREMA DIREITA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.58039
Lia Tiriba, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles (Autor)
01-05
PDF
HTML
Apresentação
CRISE DO CAPITAL, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO HOJE: UTOPIA OU BARBÁRIE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.58048
Marise Ramos, Lucas Pelissari (Autor)
01-16
PDF
HTML
Clássicos
JOSÉ ADRIANO BARATA-MOURA - UM FILÓSOFO, UM ARTISTA, UM COMBATENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57572
Justino de Sousa Junior (Autor)
01-23
PDF
HTML
PRÁTICA, POR JOSÉ BARATA-MOURA
- - (Autor)
PDF
Resenha
TRABALHO DOCENTE SOB FOGO CRUZADO, NO LABIRINTO DO CAPITAL E NO CONTEXTO DA PANDEMIA [Jonas Emanuel Pinto Magalhães e Orgs]
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57333
Katharine Ninive Pinto Silva (Autor)
01-05
PDF
HTML
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL NO BRASIL DO SÉCULO XXI: POLÍTICAS, CRÍTICAS E PERSPECTIVAS VOL. 1 E 2 [José Deribaldo Gomes dos Santos, Domingos Leite Lima Filho, Henrique Tahan Novaes – Orgs.]
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57848
Hemerson Moura, Ana Carolina Caridá (Autor)
01-06
PDF
HTML
Entrevista
O MUNDO DE HOJE ENTRE A UTOPIA E A BARBÁRIE NAS REFLEXÕES DE UM INTELECTUAL - ENTREVISTA COM GAUDÊNCIO FRIGOTTO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57745
Lucas Pelissari , Marise Ramos (Autor)
01-22
PDF
HTML
Ensaio
YA ES UN NUEVO TIEMPO EL PRESENTE. AMÉRICA LATINA EN LA TERCERA DÉCADA DEL SIGLO XXI
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57305
Jaime Ortega Reyna (Autor)
01-11
PDF (Espanhol)
HTML (Espanhol)
CONCENTRAÇÃO DE FORÇAS PRODUTIVAS, LUTA DE CLASSES E IMPOSSIBILIDADE DE UM “SISTEMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO” UNITÁRIO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56127
Elza Margarida de Mendonça Peixoto (Autor)
01-24
PDF
HTML
Teses e Dissertações
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107
Jonas Emanuel Pinto Magalhães (Autor)
01-06
PDF
HTML
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DO PROJETO DE LEI Nº 6.840/2013 À LEI Nº 13.415/2017
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57339
Alana Lemos Bueno (Autor)
01-05
PDF
HTML
OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57288
João Kaio Cavalcante de Morais (Autor)
01-06
PDF
HTML
A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA CONTRARREFORMA TRABALHISTA PARA O TRABALHO DOCENTE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57626
Vera Nepomuceno (Autor)
01-05
PDF
HTML
Memória e Documentos
SÍNTESE DO V INTERCRÍTICA
- - (Autor)
PDF
COMENTÁRIO SOBRE O TEXTO “O V INTERCRÍTICA: UMA SÍNTESE POSSÍVEL DO ACÚMULO TEÓRICO E POLÍTICO”
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57652
Lucas Pelissari, Doriedson do Socorro Rodrigues (Autor)
01-07
PDF
HTML
PL 1.603/1996: O JOGO IDEOLÓGICO E ECONÔMICO DA EDUCAÇÃO DOS MAIS POBRES NO BRASIL NEOLIBERAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57608
Acácia Kuenzer (Autor)
01-12
PDF
HTML
PL 1.603/1996
- - (Autor)
PDF
Homenagens
MARIA CIAVATTA: UMA PESQUISADORA MILITANTE DA EDUCAÇÃO DOS TRABALHADORES
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57611
Ramon de Oliveira (Autor)
01-15
PDF
HTML
O CONHECIMENTO HISTÓRICO…, DE MARIA CIAVATTA
- - (Autor)
PDF
Artigos do Número Temático
A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468
Maria Ciavatta (Autor)
01-19
PDF
HTML
A FORÇA MATERIAL DO CONHECIMENTO EM TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS GOVERNOS LIGADOS AO PT: CONTRADIÇÕES DA DISPUTA NO ESTADO AMPLIADO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57606
Marise Ramos (Autor)
01-25
PDF
HTML
A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854
Carmen Sylvia Vidigal Moraes (Autor)
01-38
PDF
HTML
A PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO COMO FORÇA MATERIAL: DESVELANDO CAMPOS DO REAL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57494
Lia Tiriba, Maria Clara Bueno Fischer (Autor)
01-24
PDF
HTML
ECONOMIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. (MESA DE ABERTURA DO V INTERCRÍTICA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57571
Pedro Rossi (Autor)
01-08
PDF
HTML
CONJUNTURA BRASILEIRA, CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS PARA A LUTA POPULAR (MESA DE ENCERRAMENTO DO V INTERCRÍTICA)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57869
Marcio Pochmann (Autor)
01-15
PDF
HTML
O TRIUNFO DE TANATOS: HIPNOCAPITALISMO E SOCIOMETABOLISMO DA BARBÁRIE
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57714
Giovanni Alves (Autor)
01-26
PDF
HTML
NEGACIONISMO E IDEOLOGIA: A ATIVIDADE TEÓRICA NOS PROCESSOS DE CONSCIÊNCIA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57641
Giovanni Frizzo (Autor)
01-22
PDF
HTML
“NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE”: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57573
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Autor)
01-21
PDF
HTML
NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593
Maria Raquel Caetano (Autor)
01-19
PDF
HTML
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: LEGITIMAÇÃO DE INTERESSES PRIVADOS NA ESCOLA PÚBLICA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56118
Fernanda Denise Siems, Marcos Edgar Bassi (Autor)
01-27
PDF
HTML
A BARBÁRIE NEOLIBERAL E A ESCOLA: A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA UM MUNDO SEM DIREITOS E SEM EMPREGO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57268
Tiago Fávero de Oliveira (Autor)
01-24
PDF
HTML
O EMPREENDEDORISMO COMO PROJETO DE VIDA JUVENIL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385
Carlos Soares Barbosa, Michelle Paranhos (Autor)
01-27
PDF
HTML
A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO EM VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI, DE KEN LOACH: PROBLEMATIZAÇÃO DA RELAÇÃO CINEMA E FORMAÇÃO HUMANA
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56436
Victor Gagno Grillo, Maria Amélia Dalvi (Autor)
01-23
PDF
HTML
CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036
Alexandre Marinho Pimenta (Autor)
01-24
PDF
HTML
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309
Mauro Rogério de Almeida Vieira (Autor)
01-25
PDF
HTML
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Français
Português
Palavras-chave
organismos supranacionais
estados-nações
educação superior
emancipação
totalidade social
história
educação básica
educação
formação
bairros operários.
infância
mst
sem terrinha
trabalho
ética.
feiras livres
ensino médio
golpe
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários