v. 21 n. 44 (2023): Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie

					Visualizar v. 21 n. 44 (2023):  Crise do capital, luta de classes e educação hoje: utopia ou barbárie
Publicado: 2023-04-13

Edição completa

Expediente

Editorial

Apresentação

  • CRISE DO CAPITAL, LUTA DE CLASSES E EDUCAÇÃO HOJE: UTOPIA OU BARBÁRIE

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.58048
    Marise Ramos, Lucas Pelissari (Autor)
    01-16

Clássicos

  • JOSÉ ADRIANO BARATA-MOURA - UM FILÓSOFO, UM ARTISTA, UM COMBATENTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57572
    Justino de Sousa Junior (Autor)
    01-23
  • PRÁTICA, POR JOSÉ BARATA-MOURA

    - - (Autor)

Resenha

Entrevista

Ensaio

Teses e Dissertações

  • COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS: UMA “NOVA” PEDAGOGIA? ESTUDO DOS FUNDAMENTOS DE UMA PERSPECTIVA EDUCACIONAL EMERGENTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57107
    Jonas Emanuel Pinto Magalhães (Autor)
    01-06
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO: DO PROJETO DE LEI Nº 6.840/2013 À LEI Nº 13.415/2017

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57339
    Alana Lemos Bueno (Autor)
    01-05
  • OS SABERES DOCENTES NECESSÁRIOS AO TRABALHO DO PROFESSOR DE BIOLOGIA NO ENSINO MÉDIO INTEGRADO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57288
    João Kaio Cavalcante de Morais (Autor)
    01-06
  • A REFORMA DO ENSINO MÉDIO NO BRASIL: UMA CONTRARREFORMA TRABALHISTA PARA O TRABALHO DOCENTE

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57626
    Vera Nepomuceno (Autor)
    01-05

Memória e Documentos

Homenagens

Artigos do Número Temático

  • A HISTORICIDADE DAS FORÇAS PRODUTIVAS: UM ESTUDO DO TEMPO PRESENTE EM TRABALHO-EDUCAÇÃO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57468
    Maria Ciavatta (Autor)
    01-19
  • A FORÇA MATERIAL DO CONHECIMENTO EM TRABALHO E EDUCAÇÃO NOS GOVERNOS LIGADOS AO PT: CONTRADIÇÕES DA DISPUTA NO ESTADO AMPLIADO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57606
    Marise Ramos (Autor)
    01-25
  • A LUTA DOS TRABALHADORES PELO DIREITO À EDUCAÇÃO E À FORMAÇÃO PROFISSIONAL, EM DEFESA DA ESCOLA PÚBLICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57854
    Carmen Sylvia Vidigal Moraes (Autor)
    01-38
  • A PESQUISA EM TRABALHO-EDUCAÇÃO COMO FORÇA MATERIAL: DESVELANDO CAMPOS DO REAL

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57494
    Lia Tiriba, Maria Clara Bueno Fischer (Autor)
    01-24
  • ECONOMIA, EDUCAÇÃO E DESENVOLVIMENTO. (MESA DE ABERTURA DO V INTERCRÍTICA)

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57571
    Pedro Rossi (Autor)
    01-08
  • CONJUNTURA BRASILEIRA, CONTRARREFORMAS EDUCACIONAIS E PERSPECTIVAS PARA A LUTA POPULAR (MESA DE ENCERRAMENTO DO V INTERCRÍTICA)

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57869
    Marcio Pochmann (Autor)
    01-15
  • O TRIUNFO DE TANATOS: HIPNOCAPITALISMO E SOCIOMETABOLISMO DA BARBÁRIE

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57714
    Giovanni Alves (Autor)
    01-26
  • NEGACIONISMO E IDEOLOGIA: A ATIVIDADE TEÓRICA NOS PROCESSOS DE CONSCIÊNCIA

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57641
    Giovanni Frizzo (Autor)
    01-22
  • “NÃO PENSE EM CRISE, TRABALHE”: O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E A CRISE ORGÂNICA DO CAPITALISMO BRASILEIRO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57573
    Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Autor)
    01-21
  • NEOLIBERALISMO, GERENCIALISMO E EDUCAÇÃO: O PROJETO DO EMPRESARIADO PARA A AMÉRICA LATINA

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57593
    Maria Raquel Caetano (Autor)
    01-19
  • CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO DE SANTA CATARINA: LEGITIMAÇÃO DE INTERESSES PRIVADOS NA ESCOLA PÚBLICA

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56118
    Fernanda Denise Siems, Marcos Edgar Bassi (Autor)
    01-27
  • A BARBÁRIE NEOLIBERAL E A ESCOLA: A FORMAÇÃO DE EMPREENDEDORES PARA UM MUNDO SEM DIREITOS E SEM EMPREGO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57268
    Tiago Fávero de Oliveira (Autor)
    01-24
  • O EMPREENDEDORISMO COMO PROJETO DE VIDA JUVENIL NO ENSINO MÉDIO DA REDE ESTADUAL DO RIO DE JANEIRO

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57385
    Carlos Soares Barbosa, Michelle Paranhos (Autor)
    01-27
  • A UBERIZAÇÃO DO TRABALHO EM VOCÊ NÃO ESTAVA AQUI, DE KEN LOACH: PROBLEMATIZAÇÃO DA RELAÇÃO CINEMA E FORMAÇÃO HUMANA

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.56436
    Victor Gagno Grillo, Maria Amélia Dalvi (Autor)
    01-23
  • CONTRIBUIÇÕES DE ALTHUSSER E FOUCAULT PARA OS ESTUDOS SOBRE MILITARIZAÇÃO DE ESCOLAS PÚBLICAS NO BRASIL

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57036
    Alexandre Marinho Pimenta (Autor)
    01-24
  • EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E PRÁXIS DA ECONOMIA SOLIDÁRIA: UMA ANÁLISE A PARTIR DAS CONTRIBUIÇÕES DE E. P. THOMPSON

    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v21i44.57309
    Mauro Rogério de Almeida Vieira (Autor)
    01-25