Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Atual
Archives
Chamada de Artigos
À propos
Historico do Periódico
À propos de cette revue
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Déclaration de confidentialité
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Comité éditorial
Ficha Catalográfica
Contact
Soumissions
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Annonces
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Accueil
/
Archives
/
Vol. 23 No 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
Vol. 23 No 50 (2025): Marxismo, educação e relações étnico-raciais
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50
Publiée:
2025-04-09
Expediente
Expediente
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
Editorial
POR UM DEBATE NECESSÁRIO SOBRE “MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS”: PASSADO E PRESENTE DE OPRESSÕES, RESISTÊNCIAS E LUTAS
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67321
Lia Tiriba, Jacqueline Botelho, Adriana Barbosa (Auteur)
01-04
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Apresentação
MARXISMO, EDUCAÇÃO E RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: UMA ARTICULAÇÃO URGENTE E NECESSÁRIA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67320
Jacqueline Botelho, Jane Barros Almeida (Auteur)
01-13
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Homenagens
O HOMEM, O IRMÃO E O GUERREIRO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67275
Tânia Tgart (Mãe Tânia de Ogum) (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
JOSÉ LUIZ ANTUNES E SEUS TRABALHO (S) NECESSÁRIO (S)
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67276
Lia Tiriba, Sonia Maria Rummert (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
OITO CARTAS AO PROF. JOSÉ LUIZ ANTUNES DE PROFESSORES E EX-ALUNOS DO CURSO DE ENFERMAGEM DA UNIVERSIDADE FEDERAL FLUMINENSE – UFF
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67277
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Clássicos
APRESENTAÇÃO À CARTA DE MARX PARA LAURA E PAUL LAFARGUE EM PARIS
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67323
Mario Soares Neto (Auteur)
01-14
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
MARXISMO E INDIGENISMO: MARIÁTEGUI E O SOCIALISMO INDO-AMERICANO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66970
Matheus de Carvalho Barros (Auteur)
01-07
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
ANEXO - SETE ENSAIOS DE INTERPRETAÇÃO DA REALIDADE PERUANA.
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
QUEM FOI LÉLIA GONZALEZ? COMENTÁRIOS AO ARTIGO A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO, DE 1979.
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66969
Kenia Antonio Cardoso (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
ANEXO - A JUVENTUDE NEGRA BRASILEIRA E A QUESTÃO DO DESEMPREGO
- - (Auteur)
PDF (Portugais)
Artigos do Número Temático
Briser les masques blancs : du racisme à la promotion de la noirceur positive dans les écoles
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65613
Matheus Eduardo Rodrigues Martins, Benilde Silva Portuguez (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
MOVIMENTO DOS CURSOS PRÉ-VESTIBULARES POPULARES: EXPERIÊNCIAS NA LUTA PELO ACESSO DA POPULAÇÃO NEGRA AO ENSINO SUPERIOR
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66051
Priscila Beralda Moreira de Oliveira (Auteur)
01-28
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
CRITÉRIOS, MOTIVAÇÕES E IMPORTÂNCIA DO TRABALHO PARA JOVENS NEGROS ESTUDANTES DO ENSINO MÉDIO DE SÃO JOÃO DE MERITI/RJ
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65704
Cintia Lopes de Melo Rodrigues, Carlos Soares Barbosa (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
ESCOLAS PRIVADAS E O INGRESSO DE ALUNOS NEGROS: UMA ANÁLISE PSICOSSOCIAL
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66539
Giovanna Santiago Costa, Júlia Palacce Pini, Márcio Farias (Auteur)
01-14
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
PROCESSOS DE FORMAÇÃO DO SER SOCIAL QUILOMBOLA: EXPERIÊNCIAS DA CLASSE TRABALHADORA ALARGADA NA AMAZÔNIA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65710
ELLEN RODRIGUES (Auteur)
01-27
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
EDUCAÇÃO E PROCESSOS DE LUTA ANTIRRACISTA: CONTRIBUIÇÕES DE CARTER WOODSON E CLÓVIS MOURA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66121
Jane Barros Almeida (Auteur)
01-20
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL NO CENTRO DA LUTA DE CLASSES: A OBJETIVIDADE ESMAGADORA EM FRANTZ FANON E A CULTURA NEGRA COMO RESISTÊNCIA EM LÉLIA GONZALEZ
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.67148
Jacqueline Botelho (Auteur)
01-16
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
O ANTIRRACISMO DE APARÊNCIA: DA NEGAÇÃO GLOBAL AO RECONHECIMENTO SINGULAR E OPORTUNISTA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66137
Raphael Barreto da Conceicao Barbosa (Auteur)
01-13
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
EUGENIA E BRANQUEAMENTO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA NO SÉCULO XX
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66312
Weber Lopes Góes (Auteur)
01-16
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
CINEMA E EDUCAÇÃO: M8, O RACISMO E AS FORMAS DE VIOLÊNCIA NA SOCIEDADE BRASILEIRA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66404
Jeferson Diogo de Andrade Garcia, Roger Domenech Colacios (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
“NO DIA 14 DE MAIO SAÍ POR AÍ”: FAVELA ENTRE RESISTÊNCIAS E SUBORDINAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66597
Renan Silva Gomes, Leticia Batista Silva, Marcos Vinícius Ribeiro de Araújo (Auteur)
01-25
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
NECESSIDADES SENTIDAS: COMO SÃO PRODUZIDAS A PARTIR DE EXPERIÊNCIAS DAS COMUNIDADES E DOS PROCESSOS DE FORMAÇÃO HUMANA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66705
Jesús Jorge Perez Garcia, Gilmar Pereira da Silva (Auteur)
01-22
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Ensaio
NARRATIVAS FOTOGRÁFICAS DAS CRIANÇAS AFRO-LUSÓFONAS DE COVA DA MOURA - LISBOA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66971
Maurício Roberto da Silva (Auteur)
01-19
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
ORÍ, CORPS ET MÉMOIRE QUILOMBOLA COMME TERRITOIRE POUR PRÉSERVER ET RENFORCER L'ANCESTRALITÉ NOIRE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66491
Géssica Maria Silva São José (Auteur)
01-10
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
COMUNIDADES FORTES: UMA QUESTÃO DE CLASSE, RAÇA E ETNIA PARA A AFIRMAÇÃO DE MODOS DE VIDA EM RONDÔNIA, NA AMAZÔNIA BRASILEIRA.
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66179
William Kennedy do Amaral Souza, Marcel Emeric Bizerra de Araujo, Mônica do Carmo Apolinário Oliveira (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Entrevista
O MOVIMENTO NEGRO UNIFICADO (MNU): 47 ANOS DE LUTA POR UMA SOCIEDADE ANTIRRACISTA: [ ENTREVISTA A REGINA LUCIA SANTOS]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66334
Jane Barros Almeida (Auteur)
01-07
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Resenha
MARXISMO NEGRO. PENSAMENTO DESCOLONIZADOR DEL CARIBE ANGLÓFONO.[Daniel Montañez Pico]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66447
Fábio Nogueira (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Teses e Dissertações
LE TRAVAIL DE MÉMOIRE ET D'ÉDUCATION DANS LA LUTTE POUR LA RECONNAISSANCE DE QUILOMBO DE BARRA À RIO DE CONTAS-BA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66489
Géssica Maria Silva São José (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
A CENTRALIDADE DA QUESTÃO RACIAL NAS LUTAS DE CLASSES NO BRASIL: UM ESTUDO A PARTIR DE ORGANIZAÇÕES DA ESQUERDA BRASILEIRA ENTRE A DITADURA E A REDEMOCRATIZAÇÃO
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66647
Sandra Vaz (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Memória e Documentos
POVOS E COMUNIDADES TRADICIONAIS : RASTREANDO PROJETOS DE MITIGAÇÃO EM ANGRA DOS REIS, PARATY E UBATUBA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.66420
Alexia Soares, Luis Eduardo Chagas (Auteur)
PDF (Portugais)
Artigos e Resenhas de Outras Temáticas
AS CULTURAS BRASILEIRAS EM ALFREDO BOSI: AFINIDADES E DISTANCIAMENTOS COM OS ESTUDOS CULTURAIS BRITÂNICOS
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63762
Rogério Martins Marlier, José Wilson Assis Neves Júnior, Fábio Lanza (Auteur)
01-22
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DA REFORMA TRABALHISTA À PANDEMIA DA COVID-19 NO BRASIL: A PRECARIZAÇÃO DO TRABALHO REVISTA
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63236
Marley Rosana Melo de Araújo, Iasmin Viana Menezes, Samara da Silva Mendes Pina (Auteur)
01-28
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
PARTICULARIDADES DOS CAMPI INTERIORIZADOS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO: UM EXAME A PARTIR DA ÓTICA DOCENTE
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63299
Tatianne Amanda Bezerra da Silva (Auteur)
01-24
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
DESAFIOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL DO CAMPO EM SANTA CATARINA: POLÍTICA, INDICADORES E IMPACTOS NA VIDA DAS MULHERES-MÃES
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.63398
Cibeli Borba Machado, Giovana Ilka Jacinto Salvaro, Renato Cechinel (Auteur)
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
[Resenha] CRÍTICA DA IDEOLOGIA HUMANISTA EM EDUCAÇÃO: CONTRIBUIÇÕES DO MARXISMO ALTHUSSERIANO [Alessandro de Melo]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.65136
Lucas Pelissari (Auteur)
01-05
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
[Resenha] O AVESSO DAS EVIDÊNCIAS: PESQUISA E POLÍTICA EDUCACIONAL EM TEMPOS DE NEGACIONISMO [Lalo Watanabe Minto]
DOI :
https://doi.org/10.22409/tn.v23i50.64950
Gustavo Romero (Auteur)
01-06
PDF (Portugais)
HTML (Portugais)
Faire une soumission
Faire une soumission
Langue
English
Español
Français
Português
Mots-clés
enseignement professionnel
formation continue
alternance
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires