Sobre a Revista

A revista Cadernos de Letras da UFF aceita artigos inéditos que contribuam para o debate nas áreas de Letras e Linguística. Além de artigos e resenhas de obras relevantes para a área, aceitam-se traduções de ensaios de reconhecida importância. Trabalhos redigidos em espanhol, francês ou inglês poderão ser recebidos para avaliação. Nesse caso, o primeiro resumo deverá ser obrigatoriamente em português.
ISSN: 2447-4207

Notícias

Número 65 - Letras brasileiras em tradução - Submissão até maio de 2022

2022-02-08

O número 65 dos Cadernos de Letras da UFF, organizado por Carolina Paganine (UFF) e Pablo Cardellino Soto (UnB), convida pesquisadores a encaminhar artigos que proponham reflexões críticas sobre textos brasileiros em tradução. Serão bem-vindos artigos que abordem tanto a tradução de textos literários como de outras áreas da produção intelectual brasileira, como a tradução de obras teóricas e científicas, entre outras. Nesse sentido, espera-se que os artigos contribuam para o debate de questões tradutórias de natureza textual, paratextual, historiográfica, cultural, linguística, em abordagens descritivas ou prescritivas, investigando o status, os desafios e o panorama da produção de textos brasileiros tal como revelado por meio de sua tradução, publicação e edição em outras línguas.

 

Submissão: Dez-2021/ maio-2022

Publicação: Dez-2022

Saiba mais sobre Número 65 - Letras brasileiras em tradução - Submissão até maio de 2022

Edição Atual

v. 33 n. 64 (2022): Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces
					Visualizar v. 33 n. 64 (2022): Estudos do significado em nível sentencial: abordagens teóricas, aplicações e interfaces

O número 64 da Revista Cadernos de Letras tem o objetivo de reunir trabalhos que enfoquem o estudo do significado em nível sentencial. Convidamos a comunidade acadêmica à submissão de artigos que enfoquem a análise semântica das línguas naturais nas mais diversas abordagens teóricas. São bem-vindos também relatos de aplicações das pesquisas em variadas aplicações, tais como ensino de língua portuguesa, ensino de línguas estrangeiras e divulgação científica. Incentivamos ainda a submissão de trabalhos que discutam a questão do significado sentencial na interface sintaxe-semântica e semântica-pragmática.

Organizadoras: Luciana Sanchez Mendes (UFF) e Ana Paula Quadros Gomes (UFRJ)

Publicado: 2022-08-09

Edição completa

Ver Todas as Edições