v. 17 (2024)

Publicado: 2024-04-11

Dossiê Interseccionalidades

  • Despatriarcalização do currículo e as abordagens de gêneros e sexualidades: relato de experiência em um espaço educativo do Nordeste

    Stelina Moreira de Vasconcelos Neta, Ana Paula Miranda Guimarães
    Publicado em 11/04/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a57117
  • Interseccionalidade e escrevivência: diálogos possíveis entre deficiência e raça

    Aline Tavares de Souza Rodrigues
    Publicado em 19/04/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60188
  • “Eu tenho a fama de ser um pouco transgressora!”: perspectivas interseccionais de enfermeiras negras

    Paolla Pinheiro Mathias, Amana Rocha Mattos
    Publicado em 22/04/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58932
  • Corpas políticas: arte, trabalho e enfrentamento nas tessituras da vida racializada

    Samira Lima da Costa, Beatriz Akemi Takeiti, Eliana Nunes Ribeiro, Regina Carmela Emília de Resende, Elaine Araújo de Vasconcelos, Thayllany Mattos dos Santos, Claudia Reinoso Araujo de Carvalho
    Publicado em: 07/05/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59047
  • Saúde, cultura e raízes ancestrais: fitoterapia indígena como prática de cuidado histórico pela biografia das plantas

    Beatriz Brandão, Sanderline Ribeiro dos Santos
    Publicado em 13/05/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59437
  • As diversas faces do racismo: uma análise interseccional sobre os impactos da necropolítica no Brasil durante a pandemia de Covid-19

    Mariana de Castro Moreira, Beatriz Perkles de Mello, Camila Gonçalves da Costa
    Publicado em 8/6/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58638
  • Descolonizar a educação de trabalhadores/trabalhadoras: corpo e território nos dispositivos da educação profissional

    Etiane Araldi, Ronald João Jacques Arendt, Marcia Oliveira Moraes
    Publicado em 8/6/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58955
  • Matripotência e biointeração: princípios contracoloniais de defesa da vida

    Viviane Pereira da Silva
    Publicado em 18/06/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a62349
  • “Motumbaxé”: uma experiência interseccional no acompanhamento de uma criança negra

    Dayana Christina Ramos de Souza Juliano, Stallone Pereira Abrantes
    Publicado em 23/06/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58715
  • Docência e interseccionalidade: o que dizem as professoras

    Gabriella de Oliveira Dias, Jonê Carla Baião
    Publicado em 24/06/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58647
  • Suporte social e a experiência acadêmica de estudantes negros na Universidade de São Paulo: uma análise qualitativa

    Carlos Vinicius Gomes Melo, Mariana Martha Cerqueira Silva, Karen Cristine Matos Santana, Alessandro de Oliveira dos Santos
    Publicado em 7/7/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58774
  • Sobre escrita (na academia) que refaz nascentes

    Áurea Alves Cardoso
    Publicado em 10/7/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58665
  • Interseccionalidade em cena: mulheres & HIV/aids

    Joy Possoni Bejar, Paula Land Curi
    Publicado em 15/7/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58852
  • O que a luta feminista (pela legalização do aborto) nos alerta?

    Luísa Lirio Pela, Paula Land Curi
    Publicado em 19/07/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58855
  • Psicologia e interseccionalidade como teoria social crítica: início de conversa

    Cristine Monteiro Mattar
    Publicado em 01/08/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60733
  • Abordagem CTS diante das interpelações do sentido de interseccionalidade entre raça e gênero: enfrentando o currículo no Ensino de Química

    Luiza Rodrigues de Oliveira, Carlos Magno Rocha Ribeiro, Brunno Pinto Freitas, Rose Mary Latini, Felipe Barreto Vimieiro Barbosa, Janssen Marques de Vasconcelos, Jéssica Ponte Martins de Souza, Julia Roberta Pereira dos Santos Moraes, Maria Vivas Lessa de Araujo, Giselle Maia dos Santos, Mateus Braga Cavalcanti, Renata Pereira Coutinho
    Publicado em 26/08/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a63733
  • Percursos do corpo-chão: práticas e teorizações feministas comunitárias no cotidiano

    Elis Teles Caetano Silva
    Publicado em 29/08/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58664

Artigos

  • A Disciplina Resolução de Problemas Matemáticos nas Escolas Públicas do Rio de Janeiro

    Altemar Falcão da Cunha, Augusto Cesar de Castro Barbosa, Cláudia Ferreira Reis Concordido, Marcus Vinicius Tovar Costa
    Publicado em 28/08/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a60793
  • O protagonismo feminino na história da saúde pública brasileira: recontar a história

    Paula de Oliveira Santarossa, Paula Land Curi
    Publicado em 28/09/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a58889
  • Estratégias de divulgação científica na escola em tempos de pós-verdades sobre a ciência

    Dayane Santos de Gois, Carlos Eduardo Quintiliano, Emerson Ferreira Gomes, Mariana Fernandes de Britto Costa, Luís Paulo de Carvalho Piassi
    Publicado em 14/10/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a50949
  • Racismo científico? Formação de estudantes de medicina em universidade do sul de Santa Catarina

    Alex da Rosa, Bianca Kelem Mazetto
    Publicado em 27/10/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a53790
  • Temas socioambientais e escola no estado do Amazonas (AM), Brasil

    Raynara Sobrinho da Silva, Elizandra Rego de Vasconcelos
    Publicado em 04/11/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a47066
  • Saneamento básico e qualidade de vida como tema gerador de uma proposta de inserção da Educação Ambiental Crítica no ensino da Matemática na Educação de Jovens e Adultos (EJA)

    Cíntia Cristiane de Andrade, Ana Tiyomi Obara
    Publicado em 08/11/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54026
  • Educação e diversidade sexual: um estudo das representações sociais de docentes acerca da diversidade sexual em contexto escolar

    Douglas Paulino Barreiros, José Roberto da Silva Brêtas
    Publicado em 22/11/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a54788
  • Docência e pandemia covid-19: reflexões indispensáveis sobre os impactos emocionais

    Marcia Cristina Moccellin, Marilei de Melo Tavares, Claudia Mara de Melo Tavares, Fabiana Ramos Vargas, Samyama Monteiro, Brenda da Silva França
    Publicado em 29/11/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a55061
  • Educação Ambiental para conservação dos recursos naturais e sua relação com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

    Jéssica Alves da Silva, Wesley Fernandes Araújo Araújo
    Publicado em 11/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a55364
  • Microbiologia e Segurança de Alimentos em execução nas aulas experimentais no contexto da Biologia no Ensino Médio

    Maria Aparecida da Ressurreição Brandão, Maria Elvira do Rego Barros Bello, Bianca Mendes Maciel
    Publicado em 17/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a56576
  • A aprendizagem criativa como ferramenta para empoderamento e educação de pacientes sobre câncer de mama

    Clarice Silva de Santana, Claudia Teresa Vieira de Souza
    Publicado em 21/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a59743
  • Serviços ecossistêmicos e a água: uma abordagem para o ensino superior

    Carla Daniela Câmara, Eduardo Borges Lied, Maria do Carmo Calijuri
    Publicado em 22/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a57872
  • Representações esquemáticas sobre ambientes costeiros e marinhos com estudantes de uma pós-graduação em ciências ambientais

    Lorran André Moraes, Caíque Rodrigues de Carvalho, Letícia Sousa dos Santos
    Publicado em 28/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a61454
  • A Educação Ambiental na Educação Infantil: metodologias utilizadas e sua importância na formação de agentes multiplicadores

    Daysianne França da Silva Gomes, Kadydja Karla Nascimento Chagas
    Publicado em 31/12/2024
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2024.v17.a65956