Vol. 35 No. 69 (2024): Multiliteracies, new genres, digital languages, Artificial Intelligence: theoretical and practical approaches

					View Vol. 35 No. 69 (2024): Multiliteracies, new genres, digital languages, Artificial Intelligence: theoretical and practical approaches

O conceito de letramento ganha corpo, no Brasil, a partir dos anos de 1980, alertando para a necessidade de ampliação das noções de leitura e da escrita até então concebidas como “mera aquisição da ‘tecnologia’ do ler e do escrever” (Soares, 2009, p. 18). Com isso, educadores e pesquisadores passam a se ocupar das múltiplas práticas socias e semióticas em que são inseridos os sujeitos leitores. As tecnologias digitais, com seus suportes e modos de circulação de textos e imagens, exigem uma ampliação do conceito que passa a abarcar, por meio dos multiletramentos, práticas de leitura que recorrem cada vez mais a veículos digitais e cruzamentos entre linguagens. O dossiê parte dessa ampliação e acolhe contribuições, ancoradas em diferentes teorias do texto e do discurso que se proponham a oferecer discussão teórica e proposições práticas sobre multiletramentos, gêneros emergentes, relações entre linguagens e suportes, Inteligência Artificial e modelos largos de linguagem (large language models). A proposta enfatiza trabalhos preocupados em compreender e enfrentar os desafios impostos por tais fenômenos contemporâneos às práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras e suas literaturas, incluindo processos de leitura, interpretação e produção de textos multimodais.

Published: 2024-12-30

Introduction

Interview

Dossier

  • Literacy in the Age of Artificial Intelligence

    Vania Carvalho de Castro, Mary Kalantzis, Bill Cope
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63346
  • Pre-service teacher education in times of Artificial Intelligence: a focus on the perceptions of teacher educators

    Andressa Molinari, Samantha Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63616
  • Generative Artificial Intelligence, “perfect” bodies and aestetic coloniality

    Simone Hashiguti
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63615
  • Artificial Intelligence: precautions and contributions in teaching portuguese language (textual production)

    Fabio André Cardoso Coelho, Diniz Duarte de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63605
  • Podcast episode production with the use of artificial intelligence via multiliteracies workshop.

    Débora Praxedes, Glícia Azevedo, Rômulo Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63603
  • Exploring global literacies: playful provocations for connecting, resisting, and inspiring social action

    Joel Austin Windle, Barbara Comber, Melanie Baak, Luzkarime Calle-Díaz, Denise Chapman, Miriam Jorge, Gabriel Nascimento, Rebecca Rogers, Lina Trigos-Carrillo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63907
  • Digital colonialism in language education: from the global North’s celebratory discourse to capitalist colonization of the global South .

    Souzana Mizan Mizan, Daniel Ferraz
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63395
  • Multiliteracies pedagogy: english class pratice

    Lídia Rocha Moraes
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63366
  • Knowledge processes in class plans for the english language teaching internship

    Marco Antônio Margarido Costa, Camilla Estevam Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63601
  • Multiliteracy pratices based on the works of William Shakespeare

    Ana Luiza Ribeiro, Danna Fernandes Ribeiro, Guilherme Vinicius Lunelli, Marcia Regina Becker
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390
  • Online news in high school portuguese language class: critical literacies according to BNCC

    Larissa da Motta Xavier, Taciana Gacelin Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63602
  • Transmedia literacies in the Age of education platformization

    Naiá Sadi Câmara
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63899
  • Analysis of open educational resources in light of the Multimodal design-OER concept

    Elaine Teixeira da Silva, Daniervelin Renata Marques Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63264
  • Multiliteracies: a quantitative study about Currículo Paulista

    Renata Cristina Alves
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63245
  • Graphic design and editorial mediation of contemporary youth narrative: o caso de "A história do vai e volta", by Tiago de Melo Andrade

    Fabiano Tadeu Grazioli

Other Themes

  • Clarice Lispector's fiction in high school: a proposal for the classroom based on the short story “Beauty and the Beast”

    Bruna Mourão Duarte
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63613
  • Nelson Rodrigues, Praça Tiradentes station

    Frederico van Erven Cabala
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.60377
  • A dialogical perspective for a class proposal with the discursive genre of news

    Eduardo João da Silva, Juciano Santos Soares da Silva, Isaac Costa, Emmanuella Farias de Almeida Barros, Geam Karlo-Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059

Review

  • Veado assassino: a catarse de Santiago Nazarian

    Rodrigo Fonte
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62016