v. 35 n. 69 (2024): Multiletramentos, novos gêneros, linguagens digitais, Inteligência Artificial: enfrentamentos teóricos e práticos

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O conceito de letramento ganha corpo, no Brasil, a partir dos anos de 1980, alertando para a necessidade de ampliação das noções de leitura e da escrita até então concebidas como “mera aquisição da ‘tecnologia’ do ler e do escrever” (Soares, 2009, p. 18). Com isso, educadores e pesquisadores passam a se ocupar das múltiplas práticas socias e semióticas em que são inseridos os sujeitos leitores. As tecnologias digitais, com seus suportes e modos de circulação de textos e imagens, exigem uma ampliação do conceito que passa a abarcar, por meio dos multiletramentos, práticas de leitura que recorrem cada vez mais a veículos digitais e cruzamentos entre linguagens. O dossiê parte dessa ampliação e acolhe contribuições, ancoradas em diferentes teorias do texto e do discurso que se proponham a oferecer discussão teórica e proposições práticas sobre multiletramentos, gêneros emergentes, relações entre linguagens e suportes, Inteligência Artificial e modelos largos de linguagem (large language models). A proposta enfatiza trabalhos preocupados em compreender e enfrentar os desafios impostos por tais fenômenos contemporâneos às práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras e suas literaturas, incluindo processos de leitura, interpretação e produção de textos multimodais.

Publicado: 2024-12-30

Edição completa

Apresentação

Entrevista

  • Multiletramentos, Letramentos, IA e Questões da Sociedade Digital: entrevista com a professora Walkyria Monte Mor (USP)

    Silvia Maria Sousa; Cíntia Regina Lacerda Rabello, Joel Austin Windle, Walkyria Monte Mor
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.65379

Dossiê

  • Letramento na Era da Inteligência Artificial

    Vania Carvalho de Castro, Mary Kalantzis, Bill Cope
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63346
  • A formação inicial de professores em tempos de Inteligência Artificial: foco nas percepções dos formadores

    Andressa Molinari, Samantha Ramos
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63616
  • Inteligência Artificial Gerativa, corpos “perfeitos” e colonialidade estética

    Simone Hashiguti
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63615
  • Inteligência Artificial: precauções e contribuições no ensino de língua portuguesa (produção textual)

    Fabio André Cardoso Coelho, Diniz Duarte de Souza
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63605
  • Produção de um episódio de podcast com o uso da inteligência artificial via oficina de multiletramentos.

    Débora Praxedes, Glícia Azevedo, Rômulo Albuquerque
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63603
  • Exploring global literacies: playful provocations for connecting, resisting, and inspiring social action

    Joel Austin Windle, Barbara Comber, Melanie Baak, Luzkarime Calle-Díaz, Denise Chapman, Miriam Jorge, Gabriel Nascimento, Rebecca Rogers, Lina Trigos-Carrillo
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63907
  • Digital colonialism in language education: from the global North’s celebratory discourse to capitalist colonization of the global South .

    Souzana Mizan Mizan, Daniel Ferraz
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63395
  • Pedagogia dos multiletramentos: prática em aula de inglês

    Lídia Rocha Moraes
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63366
  • Movimentos do conhecimento em planos de aulas de língua inglesa para o estágio supervisionado

    Marco Antônio Margarido Costa, Camilla Estevam Silva
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63601
  • Práticas de multiletramento com base em obras de William Shakespeare

    Ana Luiza Ribeiro, Danna Fernandes Ribeiro, Guilherme Vinicius Lunelli, Marcia Regina Becker
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63390
  • Notícia online na aula de língua portuguesa do ensino médio: letramentos críticos à luz da BNCC

    Larissa da Motta Xavier, Taciana Gacelin Oliveira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63602
  • Letramentos transmídia na Era da plataformização da educação

    Naiá Sadi Câmara
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63899
  • Análise de recursos educacionais abertos à luz do conceito Design-REA Multimodal

    Elaine Teixeira, Daniervelin Pereira
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63264
  • Multiletramentos: um estudo quantitativo do Currículo Paulista

    Renata Cristina Alves
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63245
  • Projeto gráfico e mediação editorial da narrativa juvenil contemporânea: o caso de "A história do vai e volta", de Tiago de Melo Andrade

    Fabiano Tadeu Grazioli

Varia

  • Ficção de Clarice Lispector no ensino médio: uma proposta para a sala de aula com base no conto “A bela e a fera”

    Bruna Mourão Duarte
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.63613
  • Nelson Rodrigues, parada Praça Tiradentes

    Frederico van Erven Cabala
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.60377
  • Uma proposta de aula com o gênero discursivo notícia numa perspectiva dialógica da linguagem

    Eduardo João da Silva, Juciano Santos Soares da Silva, Isaac Costa, Emmanuella Farias de Almeida Barros, Geam Karlo-Gomes
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62059

Resenha

  • Veado assassino: a catarse de Santiago Nazarian

    Rodrigo Fonte
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.v35i69.62016