About the Journal

The journal Cadernos de Letras da UFF calls for unpublished articles which contribute for the debate within the Languages and Linguistics’ fields. Besides essays and reviews of relevant works for the area, also translations of acknowledged importance are accepted. Papers written in Spanish, French or English may be accepted for evaluation. In these cases, it is mandatory that the first abstract is in Portuguese.

Announcements

Chamada de artigos

2025-04-15

Dossiê de Estudos Clássicos

v. 36 n. 71 - dez. 2025

A revista Cadernos de Letras da UFF convida pesquisadores, estudiosos e acadêmicos de Estudos Clássicos e áreas correlatas (História, Filosofia, Religião, Retórica, Recepção dos Clássicos, entre outras) a submeter seus trabalhos para publicação em dezembro de 2025.

Aceitam-se propostas de artigos, resenhas e traduções para a língua portuguesa que promovam o diálogo interdisciplinar entre as ciências humanas, com ênfase nas línguas, literaturas, filosofias e culturas da Antiguidade greco-romana.

Organização:

Glória Onelley (UFF/ PPGLC-UFRJ)
Greice Drumond (UFF/ PPGLC-UFRJ)

 

As contribuições, redigidas em português, inglês ou espanhol, devem ser enviadas até 6 de junho de 2025 e estarão sujeitas a um processo de revisão duplo-cega. 

Confira as normas para submissão.

Read more about Chamada de artigos

Current Issue

Vol. 35 No. 69 (2024): Multiliteracies, new genres, digital languages, Artificial Intelligence: theoretical and practical approaches
					View Vol. 35 No. 69 (2024): Multiliteracies, new genres, digital languages, Artificial Intelligence: theoretical and practical approaches

O conceito de letramento ganha corpo, no Brasil, a partir dos anos de 1980, alertando para a necessidade de ampliação das noções de leitura e da escrita até então concebidas como “mera aquisição da ‘tecnologia’ do ler e do escrever” (Soares, 2009, p. 18). Com isso, educadores e pesquisadores passam a se ocupar das múltiplas práticas socias e semióticas em que são inseridos os sujeitos leitores. As tecnologias digitais, com seus suportes e modos de circulação de textos e imagens, exigem uma ampliação do conceito que passa a abarcar, por meio dos multiletramentos, práticas de leitura que recorrem cada vez mais a veículos digitais e cruzamentos entre linguagens. O dossiê parte dessa ampliação e acolhe contribuições, ancoradas em diferentes teorias do texto e do discurso que se proponham a oferecer discussão teórica e proposições práticas sobre multiletramentos, gêneros emergentes, relações entre linguagens e suportes, Inteligência Artificial e modelos largos de linguagem (large language models). A proposta enfatiza trabalhos preocupados em compreender e enfrentar os desafios impostos por tais fenômenos contemporâneos às práticas de ensino e aprendizagem de Língua Portuguesa e Línguas Estrangeiras e suas literaturas, incluindo processos de leitura, interpretação e produção de textos multimodais.

Published: 2024-12-30

Dossier

View All Issues