v. 28 n. 57 (2018): Análise do Discurso: estudos sobre políticas e práticas no cenário da Educação Pública Brasileira

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2º sem.: jul.-dez. 2018
Data da publicação: 26 dez. 2018
Publicado: 2018-12-26

Apresentação

  • Análise do Discurso: estudos sobre políticas e práticas no cenário da Educação Pública Brasileira

    Del Carmen Daher, Vanise Gomes de Medeiros
    9-15
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a660

Entrevista

  • Entrevista com a Profª Drª Margarida Salomão

    Del Carmen Daher, Vanise Gomes de Medeiros
    17-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a631

Dossiê

  • Reforma do Ensino Médio – a evidência de uma liberdade de escolha em uma escola para todos

    Claudia Regina Castellanos Pfeiffer
    27-51
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a602
  • Discurso e ensino de língua estrangeira no Brasil: invenção de dispositivos micropolíticos potencializadores

    Décio Rocha
    53-71
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a601
  • A polissemia da fórmula ‘autonomia universitária”

    Phellipe Marcel da Silva Esteves, Bruno Rego Deusdará Rodrigues
    73-96
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a623
  • Uma análise discursiva da BNCC antes e depois do golpe de 2016: educação para o combate às discriminações?

    Alice Moraes Rego de Souza, Maria Cristina Giorgi, Fabio Sampaio de Almeida
    97-116
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a616
  • Espelhamento (in)comum: um olhar discursivo sobre a propaganda da Base Nacional Comum Curricular

    Juliene da Silva Marques, Clésia da Silva Mendes Zapelini
    117-133
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a592
  • Ideologia ou Identidade de gênero? Os equívocos constitutivos nas propostas curriculares

    Frederico Sidney Guimarães
    135-153
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a622
  • Entre direito e vontade: a reivindicação de surdos por uma educação bilíngue

    Angela Corrêa Ferreira Baalbaki
    155-172
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a609
  • O movimento Escola Sem Partido e a asfixia dos sujeitos da educação

    Bruna Maria de Sousa Santos, Washington Silva de Farias
    173-189
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a598
  • Discurso e políticas de ensino de línguas estrangeiras: uma análise do Programa Rio Criança Global

    Cristina Fernandes Lopes, Antonio Andrade
    191-208
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a617
  • Em busca de uma imagem de campo: trajetos de uma leitura discursiva

    Lucas Martins Flores, Graciele Turchetti de Oliveira Denardi
    209-227
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a607
  • O dispositivo implicado no trabalho da sala de leitura nas escolas municipais de Belém (PA): alguma coisa está fora da ordem?

    Aline Batista Rodrigues, Fátima Cristina da Costa Pessoa
    229-251
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a595
  • ENEM 2017: uma análise interpretativa sob a perspectiva da política de línguas

    Caroline Dambrozio Guerra, Larissa Montagner Cervo, Romário Volk
    253-271
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a611
  • Discurso do professor e problematização da prática docente: argumentação, interdiscurso e representação

    Lucineudo Machado Irineu, Maria Margarete Fernandes de Sousa, José Olavo da Silva Garantizado Júnior
    273-297
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a550
  • A mídia e os dizeres sobre o professor no Brasil: uma análise do discurso jornalístico

    Silmara Dela Silva, Regiane Gomes dos Santos
    299-317
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a603
  • Contradição, luta, resistência: reflexões sobre a exclusão da língua espanhola do currículo do ensino médio brasileiro

    Taís da Silva Martins, Verli Petri, Larissa Montagner Cervo
    319-340
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a610
  • A disciplinarização da língua inglesa no Brasil e os seus efeitos no imaginário acerca do idioma aos alunos de escolas públicas no Brasil

    Elaine Daróz
    341-353
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a600
  • Uma análise da historicidade de sentidos de ensino de língua portuguesa

    Ronaldo Adriano de Freitas
    355-372
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a605
  • O supervisor e a escola: uma relação de nunca acabar?

    Soraya Romano Pacífico, Lucília Maria Abrahão e Sousa, Dantielli Assumpção Garcia
    373-393
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a625
  • Por uma proposta de divulgação de ciência. Teorização e prática. Sobre a construção da enciclopédia audiovisual virtual de análise do discurso e áreas afins

    Bethania Mariani, Giovana Cordeiro Campos de Mello
    395-413
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a584

Varia

  • “Terras do sem fim’ e “The violent land’: uma história de aventura e crítica social

    Eliza Mitiyo Morinaka
    415-435
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a582
  • Escrita e memória: do mito de Thot ao “De umbris idearum’ de Giordano Bruno

    Fabrizio Rusconi, Clara Salvador
    437-451
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a573
  • O sagrado, o profano e a superioridade da poesia em ‘Habito a possibilidade”, de Emily Dickinson

    Alysson Ramos Artuso, Gisele Eberspächer
    453-474
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a614
  • O texto constrói o/um mundo – uma proposta para o estudo de crônicas de João do Rio

    Tiago de Holanda Padilha Vieira
    475-492
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a580

Créditos

  • Sobre esta edição

    1-8
    DOI: https://doi.org/10.22409/cadletrasuff.2018n57a661