Expressões de reciprocidades em hortas urbanas familiares e comunitárias do sudoeste de Bogotá, Colômbia
DOI:
https://doi.org/10.22409/antropolitica2022.i2.a48166Keywords:
Agricultura urbana, Territorialidade, Reciprocidade, Migração rural-urbanaAbstract
A reciprocidade, princípio econômico orientado à manutenção de vínculos sociais, é objetivo de investigação nesta pesquisa, a partir de agricultores(as) urbanos(as) de hortas familiares e comunitárias na periferia do sudoeste de Bogotá – Colômbia. A cidade tem vivido um processo de urbanização intensificado desde metade do século XX pela migração de agricultores e vítimas do conflito armado do país. Em Bogotá, a agricultura urbana (AU), expressa em hortas urbanas, vem estabelecendo vínculos sociais, observados por meio da metodologia da história oral. Em entrevistas com 20 participantes de seis hortas familiares e seis comunitárias, acompanhadas de observação participante, coletaram-se relatos sobre os cultivos e a reciprocidade, analisados por conteúdo na modalidade temática. Entre os achados destacam-se a ajuda mútua, a transmissão de saberes, a guarda de sementes, a repartição dos cultivos e a recuperação socioambiental de espaços urbanos como expressões de reciprocidade pela AU.
Downloads
Published
How to Cite
Issue
Section
License
Copyright (c) 2022 Michael Cruz Roa, Valdir Frigo Denardin, Mayra Taiza Sulzbach
This work is licensed under a Creative Commons Attribution 4.0 International License.
O conteúdo da revista Antropolítica, em sua totalidade, está licenciado sob uma Licença Creative Commons de atribuição CC-BY (http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/deed.pt).
De acordo com a licença os seguintes direitos são concedidos:
- Compartilhar – copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato;
- Adaptar – remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial;
- O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença.
De acordo com os termos seguintes:
- Atribuição – Você deve informar o crédito adequado, fornecer um link para a licença e indicar se alterações foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer maneira razoável, mas de modo algo que sugira que o licenciante o apoia ou aprova seu uso;
- Sem restrições adicionais — Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.