Interdisciplinaridade e o terreno científico do conhecimento e da prática profissional

Autores/as

  • Edina Schimansk PhD em Educação. Professora do Programa Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Estadual de Ponta Grossa
  • Jussara Ayres Bourguignon Prof. Dra. em Serviço Social. Professora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais Aplicadas – Universidade Estadual de Ponta Grossa

DOI:

https://doi.org/10.22409/conflu13i1.p169

Palabras clave:

interdisciplinaridade – construção do conhecimento – prática profissional

Resumen

A reflexão epistemológica sobre a categoria interdisciplinaridade no terreno científico
das chamadas ciências sociais e sua articulação com o conhecimento produzido a partir da prática cotidiana dos sujeitos é o cerne desse texto. O presente estudo divide-se em duas partes principais. Na primeira parte discute-se a premissa de que o conhecimento é construído socialmente. Nesse sentido, o interdisciplinar enquanto categoria teórico-metodológica apresenta-se como uma estratégia de pensar a realidade como um processo que leva em consideração a construção do saber. A segunda parte trata da relação da pesquisa com a prática social, tendo a interdisciplinaridade como mediação entre as demandas concretas da dinâmica da realidade e a construção de conhecimento no contexto acadêmico e profissional .

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Publicado

2012-10-29

Cómo citar

Schimansk, E., & Ayres Bourguignon, J. (2012). Interdisciplinaridade e o terreno científico do conhecimento e da prática profissional. Confluências | Revista Interdisciplinar De Sociologia E Direito, 13(1), 143-160. https://doi.org/10.22409/conflu13i1.p169