Ir para o conteúdo principal
Ir para o menu de navegação principal
Ir para o rodapé
Open Menu
Sobre
Informação sobre a REP
Corpo Editorial
Conselho Editorial
Contato
Atual
Acervo
Chamadas
Chamada - Dossiê A Aula como Ato Ético, Estético e Político
Chamada - Dossiê Dimensões do Digital na Antropologia e Sociologia do Direito
Chamada - Dossiê Diretas Já, 40 Anos: Movimentos de Massa e Modernização Conservadora no Brasil
Fluxo Contínuo
COMO PUBLICAR
Diretrizes para Autores
Diretrizes para Proponentes Dossiês Temáticos
Declaração de Direito Autoral
Política de Privacidade
Political Studies Review (English version)
Buscar
Registrar-se
Acesso
Início
/
Acervo
/
v. 16 n. 31: 2025/01
v. 16 n. 31: 2025/01
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i31
Publicado:
2025-03-26
Editorial
Editorial
Os Editores
13
PDF
Artigos
Panorama das perspectivas conceituais da aula na atualidade: sobre tensionamentos e entendimentos
Gilcimar Bermond Ruezzene, Kátia Morosov Alonso
24 - 48
PDF
Os contos africanos, o podcast e as reverberações entre crianças e professora
Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva
49 - 72
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67111
As vivências espaciais das crianças como conteúdo programático no livro de geografia
Daniel Luiz Poio Roberti, João Victor Costa de Oliveira
73 - 91
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67112
As grandes rochas, fogueiras e muitas rodas: o sentido de aular nas ancestralidades africanas
Jader Janer Moreira Lopes, Angela Monteiro Pereira
92 - 113
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67113
O que pode uma aula como ato ético, estético e político?
Maristela Barenco Corrêa de Mello
114 - 132
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67115
Práticas de aula - Atos responsáveis em escuta
Márcia de Souza Menezes Concencio
133 - 159
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67116
Folhas, sabores, saberes e memórias: a aula como acontecimento afrodiaspórico
Maria das Graças Gonçalves, Ladjane Alves Sousa, Fátima Santana Santos
160 - 185
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67117
Teorias narrativas em educação: narrativas e teorias vividas nas aulas
Liana Arrais Serodio, Guilherme do Val Toledo Prado
186 - 201
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67118
Entre vermelhos e barricadas: docência e movimento estudantil na escola de belas artes da ufrj em 2024
Martha Werneck de Vasconcellos
202 - 226
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67119
Aulas antirracistas: mulheres negras sensacionais
Maria das Graças Gonçalves, Priscila Marques Mateus da Silva, Andrew César Batista Carneiro
227 - 248
PDF
Ética horizontal e dialógica da autoria e do ensino da criação em sala de aula. Atos estéticos e políticos para gerar espaços de emancipação social comunitária
Patricia Medina Melgarejo, José Ignacio Rivas Flores, Miguel Darío Hidalgo Castro, Gary Gari Muriel
249 - 275
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67121
Como a universidade pode voltar a ser uma ideia
Jan Masschelein, Maarten Simons; Daniel Gaivota
276 - 296
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67122
Redes locais e a viabilização de atividades empoderadoras na natureza: diálogos do design em parceria com a pesquisa (pós) qualitativa e o conceito de amorosidade espacial
Rita Maria De Souza Couto, Roberta Portas, Marianne Von Lachmann
297 - 321
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67123
Práticas pedagógicas antirracistas na educação escolar quilombola, em rasa e caveira.
Gessiane Ambrosio Nazario, Juliana Pacheco de Oliveira
322 - 347
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67124
A aula como ato estético, ético e político: explorando possibilidades a partir das contribuições de michel de certeau
Maria Celeste Reis Fernandes de Souza, Maria Terezinha Bretas Vilarino
348 - 370
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67125
Ensaios
Girar a maçaneta: querela como ato pedagógico no território da sala de aula
Joaquim Rauber, Ivaine Maria Tonini, Jader Janer Moreira Lopes, Alana Morari Rauber
374 - 389
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67126
Aulas fora da escola: reflexões sobre o turismo pedagógico em programas estaduais do paraná e no projeto de lei nacional
Elizabete Sayuri Kushano
390 - 409
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67127
A enunciação do drama no encontro com o outro: professor, estudante e instituições de ensino
Luiz Miguel Pereira
410 - 424
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67128
O que pode a aula? Experiências filosóficas colombianas em narrativa
Daniel Gaivota, Cristiane Fátima Silveira, Mayara Ramos da Cunha
425 - 444
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67129
A ‘aula’ como ‘acontecimento vivo’ do ofício de ‘ser professor’: sentidos, dimensões, espaços & tempos
Sheyla Maria Fontenele Macedo, Adriana Rosicléia Ferreira, Elano César Diógenes Tavares, Claudiana Maria da Costa Barros Castro
445 - 467
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67130
La lezione come incontro e come progetto di rapporti “fuori identità”
Augusto Ponzio
468 - 479
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67133
A aula é um corte críptico
Daniel Gaivota
480 - 500
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67132
Eventualidades que surgem quando uma escola aceita se perder na ignorância
Cleber Abreu da Silva
501 - 518
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67135
Concerto e jazz para o ceticismo em sala de aula
Cesar Kiraly
519 - 542
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67134
Aula: a formação in status nascendi
Marisol Barenco de Mello
543 - 563
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67136
Apresentação
Apresentação
Marisol Barenco , Daniel Gaivota, Jader Moreira Lopes, Maria das Graças Gonçalves
16 - 20
PDF
Traduções
A aula como encontro e como projeto de relações “fora da identidade”
Marisol Barenco de Mello
566 - 578
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67137
Número Completo
v. 16 n. 31: 2025/01
Revista Estudos Políticos
PDF
DOI:
https://doi.org/10.22409/rep.v16i30.67138
Enviar Submissão
Enviar Submissão
Idioma
English
Español
Français (Canada)
Français (France)
Italiano
Português (Brasil)
Português (Portugal)
RS
Acompanhe também por:
Palavras-chave
Informações
Para Leitores
Para Autores
Para Bibliotecários