Vol. 14 Núm. esp. (2021): Dossiê Paulo Freire para além dos 100 anos: construir utopias, transformar a realidade

Editorial

Lutas sociais e educação popular

  • A Educação pelo diálogo e para o diálogo: o Programa Nacional de Alfabetização no Rio de Janeiro

    Cecília Maria Bouças Coimbra
    153-176
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52422
  • Entre utopias e esperanças a atualidade de Paulo Freire para adiar o fim do mundo

    Mariana de Castro Moreira
    177-188
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51849
  • O “Novo Normal” Pandêmico e os Desafios para a Educação Crítica

    Inny Bello Accioly, Donaldo Macedo
    189-200
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51579
  • A Pedagogia Freireana no contexto da EJA a força de um pensamento inédito-viável

    Francisco Canindé da Silva
    201-213
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50612
  • Paulo Freire's Pedagogy in Timor-Leste from the struggle for the restoration of independence to the present days

    Samuel Penteado Urban, Antero Benedito da Silva, Irlan von Linsingen
    214-229
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50694
  • Movimentos sociais, alternativas ao desenvolvimento e construção educativa popular na América Latina

    Larissa Thomaz Coelho, Leilane Nascimento dos Reis Santos, Liara Bambirra
    230-244
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50711
  • Paulo Freire, metodologias da educação popular e questões contemporâneas da relação ensino-aprendizagem

    Rodrigo Lima Ribeiro Gomes
    245-268
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51125
  • Paulo Freire e as raízes para uma Educação Popular Revolucionária

    Rodrigo Torquato da Silva
    269-287
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51375
  • Por que Paulo Freire comprometeu-se com a educação de jovens e adultos e não de crianças?

    Walter Omar Kohan
    288-300
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50999

Formação docente e currículo

  • Dialogicidade freireana um contraponto na formação docente intercultural

    Suzani Cassiani, Patrícia Barbosa Pereira
    301-331
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51087
  • Carências epistemológicas da temática fome no Currículo Paulista

    Paula Rodrigues de Oliveira Santos, Antonio Fernando Gouvêa da Silva
    332-357
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51101
  • Práticas Pedagógicas na Formação de Licenciadas em Ciências Naturais e Educação Ambiental com sentido do humano

    Ana Barrios Estrada, Alejandra Irina Eismann
    358-390
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51439
  • Diálogos sobre Trabalho-Educação: oficinas pedagógicas e prática reflexiva no Ensino Médio Integrado

    Francisco das Chagas Silva Souza, Virgínia da Silva Moura Soares, Ana Paula Marinho de Lima
    391-409
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52514

Carta

Questões étnico-raciais

Questão ambiental e promoção da saúde

Estética, Cinema, Teatro, Comunicação

  • Do menino conectivo ao educador popular um roteiro de filme para Paulo Freire

    Rafael Nogueira Costa, Robson Loureiro, Celso Sánchez
    634-658
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51337
  • Educação libertadora e teatro político em tempos de denúncia e anúncio

    Hélio Junior Rocha de Lima de Lima, Hostina Maria Ferreira do Nascimento, Maria Cleonice Soares
    659-684
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51120
  • Ambiente y Cotidianidad como projeto educativo de ação dialógica e cultural

    Maria Angelica Mejia Caceres, Bruno Andrade Pinto Monteiro, Monica Lopes Folena Araújo
    685-708
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50780
  • Esperançar em tempos pandêmicos a Beleza e a Educação Estética como direitos fundamentais da humanidade

    Adrianne Ogêda Guedes, Edilane Oliveira da Silva, Michelle Dantas Ferreira
    709-728
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51035

As epistemologias freireanas

  • Paulo Freire e a revolução política do pensamento decolonial

    Henry Armand Giroux, Gustavo de Oliveira Figueiredo
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52513
  • Educación Popular de Jóvenes y Adultos y docencia: contribuciones Freireanas contribuciones Freireanas

    Samuel Penteado Urban, Juliana Paiva Santiago
    22-33
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51099
  • O pensamento de Paulo Freire possibilidades e problematizações

    Monica Maciel Vahl
    34-48
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a50661
  • Dialogando com Freire e Foucault a interdição do corpo na educação e os limites do ensino da linguagem

    Sandro R. Barros, Miriam F. Brighente
    49-78
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51040
  • Revisitar Paulo Freire em busca da ternura

    Dulcinéia de Fátima Ferreira
    79-94
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a51201
  • Por que Paulo Freire ainda hoje? O que dizem mestrandas e mestrandos na Disciplina: “Educação e Transformação em Paulo Freire”?

    Jonê Carla Baião, Claudia Hernandez Barreiros, Andrea da Paixão Fernandes
    95-120
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52317
  • Reading Paulo Freire’s Pedagogy of the Oppressed Why did it feel empowering to me

    Yasemin Tezgiden Cakcak
    121-134
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52497
  • Critical pedagogy and educational research in the U.S. and Brazil: an international teaching-research collaboration

    Tricia Kress, Simone Silveira Amorim, Patricia Krueger-Henney
    135-152
    DOI: https://doi.org/10.22409/resa2021.v14iesp..a52498