Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Previous Nº
Call for Papers
About
Journal History
Editorial Policy
Free Access Policy
Anti Plagiarism Policy
Policy of Archiving and Digital Preservation
Privacy Statement
Peer Review Process
Code of Ethics
Copyright Statement
Editorial Team
Catalog
Contact
Submissions
Enviar Submissão
Publication Standards and Guidelines
Copyright Statement
Declaração de Originalidade
Privacy Policy
Policy of Archiving and Digital Preservation
Peer Review Process
Code of ethics
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Announcements
Database
Indexers
Dissemination
Metrics
Links
Neddate
Search
Register
Login
Home
/
Archives
/
Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42
Published:
2022-07-22
Full Issue
PDF (Portuguese)
Expediente
Expediente
- - (Author)
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
Editorial
OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS
Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza (Author)
01-06
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296
Apresentação
O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Author)
01-15
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55278
Clássicos
OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Amanda Moreira da Silva (Author)
01-17
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55182
Resenha
CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]
Cinthia Cristiane da Silva Marujo (Author)
01-05
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52805
Entrevista
O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE
Angela Tamberlini (Author)
01-37
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55195
Teses e Dissertações
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Author)
01-05
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54091
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL
Alex Kossak (Author)
01-05
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54679
Memória e Documentos
AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO
Regis Eduardo Coelho Argüelles (Author)
01-10
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55112
Lei nº 4.440, de 27 de outubro de 1964.
- - (Author)
01-03
PDF (Portuguese)
Decreto-lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975.
- - (Author)
01-03
PDF (Portuguese)
Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975
- - (Author)
01-06
PDF (Portuguese)
Homenagens
ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
Inny Accioly (Author)
01-13
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
Livro de Roberto Leher "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública" (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54727
Artigos do Número Temático
THE PUBLIC AND THE PRIVATE BEFORE THE COMMERCIALIZATION OF EDUCATION
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga (Author)
01-29
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498
Legado y actualidad de la Reforma de Córdoba.
Marcelo Ubal Camargo (Author)
01-20
PDF (Spanish)
HTML (Spanish)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54236
EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!
Anselmo Colares, MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES (Author)
01-22
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Author)
01-27
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290
EXPANDED STATE AND PUBLIC EDUCATION ENTREPRENEURSHIP
Adriana Medeiros Farias (Author)
01-24
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532
A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias (Author)
01-25
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456
GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)
Lúcio Braga, Sonia Rummert (Author)
01-24
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939
CREATING FIELDS OF "LEARNING OPPORTUNITIES":
Marcela Pronko (Author)
01-21
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021
AGENDA 2030 ANALYSIS:
LA EDUCACIÓN COMO ESTRATEGIA PARA LA CAPTACIÓN DE FONDOS PÚBLICOS
Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma (Author)
01-26
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528
LEAN AND FLEXIBLE HIGHER EDUCATION AS A PROMISING NICHE OF THE EDUCATIONAL MARKET
José dos Santos Souza (Author)
01-27
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54582
O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA
Inny Bello Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton da Costa (Author)
01-33
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA
MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, Vera Maria Vidal Peroni (Author)
01-26
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469
A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Author)
01-27
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52885
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO
Renata Azevedo Campos (Author)
01-23
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518
BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues (Author)
01-24
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante (Author)
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966
INDUSTRIAL BOURGEOISIE AND PROFESSIONAL EDUCATION
Lucas Pelissari (Author)
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53428
The strategy of the capitalist state in the education sector in Brazil: delocating educational processes
Maria de Fátima Félix Rosar (Author)
01-26
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629
O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?
Francieli Araujo (Author)
01-17
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54040
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Fernanda Franz Willers (Author)
01-25
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519
ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Alex Kossak, Nelma Vieira (Author)
01-26
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53520
O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃES (Author)
01-16
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53364
EDUCATION FOR THE 21ST CENTURY AND THE INNOVATION CENTER FOR BRAZILIAN EDUCATION (CIEB)
PATRICIA DUARTE (Author)
01-17
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523
REDUCA PROJECT FOR INITIAL FORMATION POLICIES IN CAPITAL AGENDA IN LATIN AMERICA
Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos (Author)
01-26
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531
PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
Tiago Fávero de Oliveira (Author)
01-23
PDF (Portuguese)
HTML (Portuguese)
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419
Make a Submission
Make a Submission
Language
English
Español
Français
Português
Keywords
Information
For Readers
For Authors
For Librarians