Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador

					View Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Published: 2022-07-22

Editorial

  • OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS

    Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza (Author)
    01-06
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55296

Apresentação

  • O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO

    Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa (Author)
    01-15
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.55278

Clássicos

Resenha

Entrevista

Teses e Dissertações

  • A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO

    Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro (Author)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54091
  • NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL

    Alex Kossak (Author)
    01-05
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54679

Memória e Documentos

Homenagens

Artigos do Número Temático

  • THE PUBLIC AND THE PRIVATE BEFORE THE COMMERCIALIZATION OF EDUCATION

    Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga (Author)
    01-29
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53498
  • Legado y actualidad de la Reforma de Córdoba.

    Marcelo Ubal Camargo (Author)
    01-20
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54236
  • EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!

    Anselmo Colares, MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES (Author)
    01-22
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53432
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE

    Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta (Author)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54290
  • EXPANDED STATE AND PUBLIC EDUCATION ENTREPRENEURSHIP

    Adriana Medeiros Farias (Author)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53532
  • A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO

    Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias (Author)
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53456
  • GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)

    Lúcio Braga, Sonia Rummert (Author)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53939
  • CREATING FIELDS OF "LEARNING OPPORTUNITIES":

    Marcela Pronko (Author)
    01-21
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54021
  • AGENDA 2030 ANALYSIS: LA EDUCACIÓN COMO ESTRATEGIA PARA LA CAPTACIÓN DE FONDOS PÚBLICOS

    Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma (Author)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53528
  • LEAN AND FLEXIBLE HIGHER EDUCATION AS A PROMISING NICHE OF THE EDUCATIONAL MARKET

    José dos Santos Souza (Author)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54582
  • O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA

    Inny Bello Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton da Costa (Author)
    01-33
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53425
  • RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA

    MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, Vera Maria Vidal Peroni (Author)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53469
  • A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR

    Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (Author)
    01-27
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52885
  • O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO

    Renata Azevedo Campos (Author)
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53518
  • BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS

    Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues (Author)
    01-24
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53363
  • A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA

    Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante (Author)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.52966
  • INDUSTRIAL BOURGEOISIE AND PROFESSIONAL EDUCATION

    Lucas Pelissari (Author)
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53428
  • The strategy of the capitalist state in the education sector in Brazil: delocating educational processes

    Maria de Fátima Félix Rosar (Author)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53629
  • O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?

    Francieli Araujo (Author)
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.54040
  • A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA

    Fernanda Franz Willers (Author)
    01-25
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53519
  • ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO

    Alex Kossak, Nelma Vieira (Author)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53520
  • O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS

    RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃES (Author)
    01-16
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53364
  • EDUCATION FOR THE 21ST CENTURY AND THE INNOVATION CENTER FOR BRAZILIAN EDUCATION (CIEB)

    PATRICIA DUARTE (Author)
    01-17
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53523
  • REDUCA PROJECT FOR INITIAL FORMATION POLICIES IN CAPITAL AGENDA IN LATIN AMERICA

    Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos (Author)
    01-26
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53531
  • PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS

    Tiago Fávero de Oliveira (Author)
    01-23
    DOI: https://doi.org/10.22409/tn.v20i42.53419