Aller directement au contenu principal
Aller directement au menu principal
Aller au pied de page
Open Menu
Atual
Nº Anteriores
Chamada de Artigos
Sobre
Historico do Periódico
Politica Editorial
Politica de Acesso Livre
Política Anti-Plágio
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Déclaration de confidentialité
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Declaração de Direito Autoral
Comité éditorial
Ficha Catalográfica
Contact
Soumissions
Enviar Submissão
Normas e Diretrizes para Publicação
Declaração de Direito Autoral
Declaração de Originalidade
Declaração de Privacidade
Política de Arquivamento e Preservação Digital
Processo de Avaliação pelos Pares
Código de Conduta Ética
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Annonces
Base de Dados
Indexadores
Divulgação
Métricas
Links
Neddate
Rechercher
Rechercher
S'inscrire
Se connecter
Rechercher
Rechercher
Accueil
/
Archives
/
Vol. 20 No 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Vol. 20 No 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42
Publiée:
2022-07-22
L'ensemble du numéro
PDF (Português (Brasil))
Expediente
Expediente
- -
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Editorial
OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS
Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza
01-06
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Apresentação
O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
01-15
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Homenagem
ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
Inny Accioly
01-13
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Livro de Roberto Leher "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública" (Português (Brasil))
Clássicos
OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Amanda Moreira da Silva
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Artigos do Número Temático
LE PUBLIC ET LE PRIVÉ AVANT LA COMMERCIALISATION DE L'ÉDUCATION
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga
01-29
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Legado y actualidad de la Reforma de Córdoba.
Marcelo Ubal Camargo
01-20
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!
Anselmo Colares, MARIA LÍLIA IMBIRIBA
01-22
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
ESTADO AMPLIADO E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO PÚBLICA
Adriana Medeiros Farias
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias
01-25
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)
Lúcio Braga, Sonia Rummert
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
CRIANDO MERCADOS DE “OPORTUNIDADES DE APRENDIZAGEM”: A CORPORAÇÃO FINANCEIRA INTERNACIONAL E O EXEMPLO DA COURSERA
Marcela Pronko
01-21
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
ANÁLISE DA AGENDA 2030: A EDUCAÇÃO COMO ESTRATÉGIA NA CAPTURA DO FUNDO PÚBLICO
Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A EDUCAÇÃO SUPERIOR ENXUTA E FLEXÍVEL COMO NICHO PROMISSOR DO MERCADO EDUCACIONAL
José dos Santos Souza
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA
Inny Bello Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton da Costa
01-33
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA
MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, Vera Maria Vidal Peroni
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO
Renata Azevedo Campos
01-23
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
BURGUESIA INDUSTRIAL E EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: A CONFEDERAÇÃO NACIONAL DA INDÚSTRIA (CNI) NA FORMAÇÃO SOCIAL BRASILEIRA
Lucas Pelissari
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A ESTRATÉGIA DO ESTADO CAPITALISTA NO SETOR DA EDUCAÇÃO NO BRASIL: DESLOCALIZAR OS PROCESSOS EDUCATIVOS
Maria de Fátima Félix Rosar
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?
Francieli Araujo
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Fernanda Franz Willers
01-25
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Alex Kossak, Nelma Vieira
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃES
01-16
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
L'ÉDUCATION POUR LE 21ÈME SIÈCLE ET LE CENTRE D'INNOVATION POUR L'ÉDUCATION BRÉSILIENNE (CIEB)
PATRICIA DUARTE
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
PROJET REDUCA POUR LES POLITIQUES DE FORMATION INITIALE DANS L'AGENDA CAPITAL EN AMÉRIQUE LATINE
Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
Tiago Fávero de Oliveira
01-23
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Resenha
CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]
Cinthia Cristiane da Silva Marujo
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Entrevista
O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE
Angela Tamberlini
01-37
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Teses e Dissertações
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL
Alex Kossak
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Memória e Documentos
AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO
Regis Eduardo Coelho Argüelles
01-10
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Lei nº 4.440, de 27 de outubro de 1964.
- -
01-03
PDF (Português (Brasil))
Decreto-lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975.
- -
01-03
PDF (Português (Brasil))
Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975
- -
01-06
PDF (Português (Brasil))
Faire une soumission
Faire une soumission
Numéro courant
Informations
Pour les lecteurs
Pour les auteurs
Pour les bibliothécaires
Langue
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)