Skip to main content
Skip to main navigation menu
Skip to site footer
Open Menu
Current
Previous Nº
Call for Papers
Sobre
Journal History
Editorial Policy
Free Access Policy
Anti Plagiarism Policy
Policy of Archiving and Digital Preservation
Privacy Statement
Peer Review Process
Code of Ethics
Copyright Statement
Editorial Team
Catalog
Contact
Submissions
Enviar Submissão
Publication Standards and Guidelines
Copyright Statement
Declaração de Originalidade
Privacy Policy
Policy of Archiving and Digital Preservation
Peer Review Process
Code of ethics
Normas da ABNT ( NBR 6023/2018 - Revisada e NBR 10520/2017)
Templates
Announcements
Database
Indexers
Dissemination
Metrics
Links
Neddate
Search
Search
Register
Login
Search
Search
Home
/
Archives
/
Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
Vol. 20 No. 42 (2022): O empresariamento da educação e o Estado-educador
DOI:
https://doi.org/10.22409/tn.v20i42
Published:
2022-07-22
Full Issue
PDF (Português (Brasil))
Expediente
Expediente
- -
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Editorial
OFENSIVA ULTRALIBERAL E ULTRACONSERVADORA NA EDUCAÇÃO PÚBLICA E A LUTA PELO DIREITO A TER DIREITOS
Lia Tiriba, José Luiz Antunes, Jacqueline Botelho, Regis Argüelles, Angela Rabello M. B. Tamberlini , William Kennedy do Amaral Souza
01-06
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Apresentação
O CONFORMISMO NEOLIBERAL E O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO
Marco Vinícius Moreira Lamarão, Rodrigo de Azevedo Cruz Lamosa
01-15
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Homenagem
ROBERTO LEHER E O DESAFIO DE “ESCOVAR A HISTÓRIA A CONTRAPELO”
Inny Accioly
01-13
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Livro de Roberto Leher "Autoritarismo contra a universidade: o desafio de popularizar a defesa da educação pública" (Português (Brasil))
Clássicos
OS EMPRESÁRIOS E A EDUCAÇÃO SUPERIOR: A OBRA DE JOSÉ RODRIGUES COMO EIXO DE ENTENDIMENTO ACERCA DAS TRANSFORMAÇÕES DA EDUCAÇÃO SUPERIOR BRASILEIRA
Amanda Moreira da Silva
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Artigos do Número Temático
THE PUBLIC AND THE PRIVATE BEFORE THE COMMERCIALIZATION OF EDUCATION
Alfredo Gabriel Buza, Roberto Leher, Juliana Lando Canga
01-29
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Legado y actualidad de la Reforma de Córdoba.
Marcelo Ubal Camargo
01-20
PDF (Español (España))
HTML (Español (España))
EDUCAÇÃO MERCADORIA? EMPRESARIAMENTO? DEFENSORES DA EDUCAÇÃO COMO DIREITO PÚBLICO, UNI-VOS!
Anselmo Colares, MARIA LÍLIA IMBIRIBA SOUSA COLARES
01-22
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO DE NOVO TIPO E SEUS AGENTES: O EMPRESARIADO EDUCACIONAL DO TEMPO PRESENTE
Maria Carolina Pires de Andrade, Vânia Cardoso da Motta
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
EXPANDED STATE AND PUBLIC EDUCATION ENTREPRENEURSHIP
Adriana Medeiros Farias
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A IDEOLOGIA DO EMPREENDEDORISMO NA REFORMA DO ENSINO MÉDIO BRASILEIRO
Matheus Rufino Castro, Bruno Gawryszewski, Catarina Azevedo Dias
01-25
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
GOOGLE WORKSPACE FOR EDUCATION (GWE)
Lúcio Braga, Sonia Rummert
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
CREATING FIELDS OF "LEARNING OPPORTUNITIES":
Marcela Pronko
01-21
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
AGENDA 2030 ANALYSIS:
LA EDUCACIÓN COMO ESTRATEGIA PARA LA CAPTACIÓN DE FONDOS PÚBLICOS
Patrícia de Souza, Eneida Oto Shiroma
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
LEAN AND FLEXIBLE HIGHER EDUCATION AS A PROMISING NICHE OF THE EDUCATIONAL MARKET
José dos Santos Souza
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O “ESTRANHO CASAMENTO” ENTRE ULTRANEOLIBERALISMO E ULTRACONSERVADORISMO E OS ATAQUES À UNIVERSIDADE PÚBLICA
Inny Bello Accioly, Luciane da Silva Nascimento, Kleyton da Costa
01-33
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
RELAÇÕES ENTRE O PÚBLICO E O PRIVADO NA EDUCAÇÃO BRASILEIRA: NEOLIBERALISMO E NEOCONSERVADORISMO - PROJETOS EM DISPUTA
MARIA RAQUEL CAETANO CAETANO, Vera Maria Vidal Peroni
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A FILANTROPIZAÇÃO DA EDUCAÇÃO COMO MECANISMO DE PRIVATIZAÇÃO DA INTELECTUALIDADE DO PROFESSOR
Renata Cecilia Estormovski, Rosimar Serena Siqueira Esquinsani
01-27
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O EMPRESARIAMENTO DA EDUCAÇÃO E O GOLPE DE 1964: UMA PROPOSTA CONCEITUAL DO ABSTRATO AO CONCRETO
Renata Azevedo Campos
01-23
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
BNCC, INSTITUTO AYRTON SENNA E FUNDAÇÃO ROBERTO MARINHO: PROJETOS EDUCACIONAIS PARA O ENSINO MÉDIO A PARTIR DA ÓTICA DAS COMPETÊNCIAS
Ramon Mendes da Costa Magalhães, Amanda Rodrigues
01-24
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A RELAÇÃO PÚBLICO E PRIVADO NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA
Marta Rosani Taras Vaz, Rafael Gomes Cavalcante
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
INDUSTRIAL BOURGEOISIE AND PROFESSIONAL EDUCATION
Lucas Pelissari
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
The strategy of the capitalist state in the education sector in Brazil: delocating educational processes
Maria de Fátima Félix Rosar
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O QUE ESTÁ RESERVADO AO TRABALHO DOCENTE NAS IES PRIVADAS EM TEMPOS DE AUTOMAÇÃO DO ENSINO?
Francieli Araujo
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
A CONTRARREFORMA DO ENSINO MÉDIO COMO PROGRAMA DA CNI PARA A POLÍTICA EDUCACIONAL BRASILEIRA
Fernanda Franz Willers
01-25
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
ATUAÇÃO DO EMPRESARIADO NO NOVO ENSINO MÉDIO
Alex Kossak, Nelma Vieira
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
O INSTITUTO AYRTON SENNA E O APRENDER A APRENDER: O ESVAZIAMENTO DA EDUCAÇÃO A PARTIR DAS COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
RAMON MENDES DA COSTA MAGALHÃES
01-16
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
EDUCATION FOR THE 21ST CENTURY AND THE INNOVATION CENTER FOR BRAZILIAN EDUCATION (CIEB)
PATRICIA DUARTE
01-17
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
REDUCA PROJECT FOR INITIAL FORMATION POLICIES IN CAPITAL AGENDA IN LATIN AMERICA
Lívia Vitória Cavadas Herdade, Vanessa Santana dos Santos
01-26
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
PROJETO SOMAR: DIMINUINDO O PÚBLICO E MULTIPLICANDO O PRIVADO NO ENSINO MÉDIO EM MINAS GERAIS
Tiago Fávero de Oliveira
01-23
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Resenha
CRISE DO CAPITAL, RECOMPOSIÇÃO BURGUESA E SUA OFENSIVA NO CAMPO EDUCACIONAL [José dos Santos Souza e Jussara Marques de Macedo(orgs.)]
Cinthia Cristiane da Silva Marujo
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Entrevista
O LEGADO DE LISETE ARELARO: PRESENTE ONTEM, HOJE E SEMPRE EM SEUS ENREDAMENTOS COM PAULO FREIRE
Angela Tamberlini
01-37
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Teses e Dissertações
A HEGEMONIA DO AGRONEGÓCIO DO CAMPO À EDUCAÇÃO
Tássia Gabriele Balbi de Figueiredo e Cordeiro
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
NOVO ENSINO MÉDIO OU RENOVAÇÃO DAS CONDIÇÕES DE MANUTENÇÃO DA VELHA DUALIDADE EDUCACIONAL
Alex Kossak
01-05
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Memória e Documentos
AS CONTRADIÇÕES DO SALÁRIO-EDUCAÇÃO PARA ALÉM DO PÚBLICO-PRIVADO
Regis Eduardo Coelho Argüelles
01-10
PDF (Português (Brasil))
HTML (Português (Brasil))
Lei nº 4.440, de 27 de outubro de 1964.
- -
01-03
PDF (Português (Brasil))
Decreto-lei nº 1.422, de 23 de outubro de 1975.
- -
01-03
PDF (Português (Brasil))
Decreto nº 76.923, de 23 de dezembro de 1975
- -
01-06
PDF (Português (Brasil))
Make a Submission
Make a Submission
Current Issue
Information
For Readers
For Authors
For Librarians
Language
English
Español (España)
Français (France)
Português (Brasil)